Em primeiro lugar, deve-se destacar o quão importante será essa tecnologia em ações polícias. Isso porque, o índice de assaltos nas grandes capitais é alarmante, em muitos desses casos a polícia realiza perseguições a fim de realizar a prisão desses indivíduos, que ao notarem que serão presos, atiram na direção dos policiais, obrigando os mesmos a revidar a injusta agressão. Dessa forma, os agentes são julgados e sem as câmeras serão impossibilitados de se defenderem de eventuais acusações de excesso.
Por sua vez, o implemetar desse recurso será benéfico para todos os cidadãos, pois em alguns casos, são cometidos excessos por parte dos agentes, que agridem verbalmente essas pessoas sem motivo algum, além disso, até mesmo agressões físicas são realizadas, inclusive em vias públicas. Tal contexto fere diretamente a diretriz principal da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que é a dignidade da pessoa humana, que não é respeitada mediante as agressões citadas.
Convém, portanto, que essa padronização aconteça o quanto antes. Para isso, o secretário-executivo do Ministério da Justiça deverá reunir representantes de cada estado, e apresentar a eles os benefícios que tanto a sociedade quanto os agentes de polícia irão receber. Assim, a credibilidade e o direito de defesa dos policiais será garantido, e os cidadãos terão suas garantias a integridade física e moral preservadas.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Comentário:
Competência 1: O texto apresenta um bom domínio da norma-padrão da língua escrita, com poucos desvios gramaticais. No entanto, há alguns erros de digitação ("implemetar" ao invés de "implementar", "ações polícias" ao invés de "ações policiais") que prejudicam a pontuação.
Competência 2: O texto compreende bem a proposta de redação, desenvolvendo o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. O autor apresenta argumentos sobre as vantagens e desvantagens do uso de câmeras em fardas policiais, abordando a questão sob diferentes perspectivas.
Competência 3: O autor seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de seu ponto de vista. No entanto, a argumentação poderia ser mais bem desenvolvida e aprofundada, especialmente no que diz respeito às desvantagens do uso de câmeras em fardas policiais.
Competência 4: O texto demonstra um bom conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. O autor faz uso de conectivos e articuladores textuais de forma adequada, contribuindo para a fluência do texto.
Competência 5: A proposta de intervenção é bem elaborada, respeitando os direitos humanos. O autor sugere uma ação concreta (a reunião de representantes de cada estado pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça) e menciona os efeitos esperados dessa ação.