- 27 Jan 2024, 20:04
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No contexto hodierno, as mídias digitais é uma forte ferramenta para vendas, na qual os influenciadores têm forte poder na decisão de compra de seus seguidores, causando nas pessoas, uma forte necessidade de obter algo mesmo não tendo condições financeiras, almejando algo inalcançável e totalmente fora da realidade dos consumidores de conteúdos digitais. Nota-se, que, consumir excessivamente a vida alheia, gera pressão a fim de obter ou ser algo para ganhar status social, resultando em vários problemas na vida, em geral, dos consumidores digitais.
De início, é notório que a forte exposição às redes sociais molda o consumo e comportamento do usuário, sendo mais comum a comparação e idealização exagerada de uma "vida perfeita" e positividade tóxica exagerada, que trazem os influencers com milhares, ou se não milhões de seguidores. De acordo com o estudo da Qualibest, os influenciadores digitais são a segunda maior fonte para a tomada de decisões, ficando atrás somente de influências de parentes e amigos.
Além disso, os problemas provenientes do consumo excessivo pode gerar diversas consequências na vida de uma pessoa, dentre eles a Oniomania, um transtorno compulsivo por compras. Na internet, onde a bomba de propagandas é algo comum, torna-se um gatilho para quem sofre de oniomania. Segundo o artigo Brazilian Journal of Development, Dos 92,7% dos participantes que já foram influenciados a comprar algo que já viram pelo Instagram, 10,7% já compraram coisas desnecessárias.
Nota-se, portanto, a urgência de reverter esse cenário compulsivo, que gera consequências graves nos usuários que não sabem utilizar devidamente a internet. Para tal, é intrínseca que o governo implemente projetos de Inteligência Emocional, a fim de reforçar a importância de cuidar da saúde mental para não ser vulnerável a estímulos fáceis por meio de divulgação, as quais guiarão melhor a população através do intelecto emocional.
De início, é notório que a forte exposição às redes sociais molda o consumo e comportamento do usuário, sendo mais comum a comparação e idealização exagerada de uma "vida perfeita" e positividade tóxica exagerada, que trazem os influencers com milhares, ou se não milhões de seguidores. De acordo com o estudo da Qualibest, os influenciadores digitais são a segunda maior fonte para a tomada de decisões, ficando atrás somente de influências de parentes e amigos.
Além disso, os problemas provenientes do consumo excessivo pode gerar diversas consequências na vida de uma pessoa, dentre eles a Oniomania, um transtorno compulsivo por compras. Na internet, onde a bomba de propagandas é algo comum, torna-se um gatilho para quem sofre de oniomania. Segundo o artigo Brazilian Journal of Development, Dos 92,7% dos participantes que já foram influenciados a comprar algo que já viram pelo Instagram, 10,7% já compraram coisas desnecessárias.
Nota-se, portanto, a urgência de reverter esse cenário compulsivo, que gera consequências graves nos usuários que não sabem utilizar devidamente a internet. Para tal, é intrínseca que o governo implemente projetos de Inteligência Emocional, a fim de reforçar a importância de cuidar da saúde mental para não ser vulnerável a estímulos fáceis por meio de divulgação, as quais guiarão melhor a população através do intelecto emocional.