Por nycollasr
Quantidade de postagens
A vida por trás do meu sorriso

Todo mundo tem um jeito de ser quando está com os outros e outro quando está sozinho. Eu percebo isso claramente em mim. Na escola, eu sou o menino que ri alto, faz piada até quando não precisa e transforma qualquer situação em motivo de zoeira. Se eu pago um mico, eu mesmo começo a rir antes de todo mundo. Parece que minha missão é deixar o ambiente mais leve.
E a verdade é que eu gosto disso. Eu gosto de ver meus amigos rindo por minha causa. Aquela é uma parte real de mim. Mas, quando eu chego em casa, tiro o tênis, jogo a mochila no canto e fecho a porta do quarto, o silêncio muda tudo. Eu continuo sendo eu, mas de um jeito mais quieto. Começo a pensar no futuro, nas responsabilidades, nas expectativas que colocam sobre mim — e nas que eu mesmo coloco.
Às vezes eu me sinto como se tivesse dois lados convivendo dentro da mesma pessoa. Um mais expansivo, outro mais reservado. E não é que um seja mentira. Os dois são verdadeiros. Só aparecem em momentos diferentes. Nem tudo que a gente mostra é tudo que a gente sente, mas isso não quer dizer que estamos fingindo. Às vezes é só uma forma de se proteger ou de se adaptar.
No fim, eu entendo que minha alegria não anula meus pensamentos silenciosos. Talvez a vida por trás das máscaras não seja sobre esconder quem somos, mas sobre aceitar que somos mais profundos do que aquilo que todo mundo vê.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
800
pontos
Desbloquear

Principais problemas: 1) Normas: uso de gírias/expressões coloquiais (p.ex., zoeira, pagar mico) ainda que aceitáveis em literatura jovem; não aparecem erros graves. 2) Tema/Desenvolvimento: o texto aborda bem a ideia de máscaras, com começo–desenvolvimento–conclusão reflexiva; reforçar conectores para coesão. 3) Organização de informações: há evolução clara do eu público ao privado, com exemplos cotidianos; manter a progressão e a clareza do ponto de vista. 4) Coesão: conectivos existentes, mas poderiam ser mais variados para facilitar a transição (por exemplo, entretanto, ademais, consequentemente). 5) Proposta de intervenção ausente: sugere-se incluir uma intervenção com agente, ação, meio e finalidade. Sugestões: inserir uma seção final propondo ações como rodas de conversa na escola (agente: escola/coordenação; ação: promover diálogo sobre saúde mental; meio: encontros quinzenais; finalidade: reduzir pressão social e facilitar expressão autêntica). Exemplo de reescrita próxima ao fechamento: “Para enfrentar as máscaras, proponho rodas de conversa na escola coordenadas pelos professores de EF e pela orientação, com participação dos alunos, com o objetivo de promover empatia, reduzir o julgamento e incentivar a comunicação aberta.”

Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

1. C1 norma-padrão

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

2. C2 Compreensão da proposta

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

3. C3 seleção de argumentos

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

4. C4 construção de argumentos

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

5. C5 Proposta de Intervenção

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

A população tem tido discriminação no processo edu[…]

É notório que na atualidade os estudantes utilizam[…]

O mundo começou seu processo de industrialização n[…]

Avaliação da redação Competência 1 (Norma-Padrão)[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.