Todo mundo tem um jeito de ser quando está com os outros e outro quando está sozinho. Eu percebo isso claramente em mim. Na escola, eu sou o menino que ri alto, faz piada até quando não precisa e transforma qualquer situação em motivo de zoeira. Se eu pago um mico, eu mesmo começo a rir antes de todo mundo. Parece que minha missão é deixar o ambiente mais leve.
E a verdade é que eu gosto disso. Eu gosto de ver meus amigos rindo por minha causa. Aquela é uma parte real de mim. Mas, quando eu chego em casa, tiro o tênis, jogo a mochila no canto e fecho a porta do quarto, o silêncio muda tudo. Eu continuo sendo eu, mas de um jeito mais quieto. Começo a pensar no futuro, nas responsabilidades, nas expectativas que colocam sobre mim — e nas que eu mesmo coloco.
Às vezes eu me sinto como se tivesse dois lados convivendo dentro da mesma pessoa. Um mais expansivo, outro mais reservado. E não é que um seja mentira. Os dois são verdadeiros. Só aparecem em momentos diferentes. Nem tudo que a gente mostra é tudo que a gente sente, mas isso não quer dizer que estamos fingindo. Às vezes é só uma forma de se proteger ou de se adaptar.
No fim, eu entendo que minha alegria não anula meus pensamentos silenciosos. Talvez a vida por trás das máscaras não seja sobre esconder quem somos, mas sobre aceitar que somos mais profundos do que aquilo que todo mundo vê.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Principais problemas: 1) Normas: uso de gírias/expressões coloquiais (p.ex., zoeira, pagar mico) ainda que aceitáveis em literatura jovem; não aparecem erros graves. 2) Tema/Desenvolvimento: o texto aborda bem a ideia de máscaras, com começo–desenvolvimento–conclusão reflexiva; reforçar conectores para coesão. 3) Organização de informações: há evolução clara do eu público ao privado, com exemplos cotidianos; manter a progressão e a clareza do ponto de vista. 4) Coesão: conectivos existentes, mas poderiam ser mais variados para facilitar a transição (por exemplo, entretanto, ademais, consequentemente). 5) Proposta de intervenção ausente: sugere-se incluir uma intervenção com agente, ação, meio e finalidade. Sugestões: inserir uma seção final propondo ações como rodas de conversa na escola (agente: escola/coordenação; ação: promover diálogo sobre saúde mental; meio: encontros quinzenais; finalidade: reduzir pressão social e facilitar expressão autêntica). Exemplo de reescrita próxima ao fechamento: “Para enfrentar as máscaras, proponho rodas de conversa na escola coordenadas pelos professores de EF e pela orientação, com participação dos alunos, com o objetivo de promover empatia, reduzir o julgamento e incentivar a comunicação aberta.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.