Privacy Policy Terms of Service Admin Panel Contact Us Site Map RSS Feed Link 7 Link 8
Avatar do usuário
Por franciely4
Quantidade de postagens
#170520
A evasão escolar tem sido uma deficiência na educação brasileira a muito tempo. A causa principal se deve a falta de renda familiar - onde o jovem se torna o apoio financeiro ou até mesmo o provedor de sua família. Algumas mudanças em relação ao ensino pode se tornar uma faca de dois gumes para esse problema, a exemplo: O ensino integral. Muitos alunos deixaram suas escolas para trabalhar, na maioria das vezes integralmente - o que diverge de frente com o modelo adotado recentemente. Consequentemente, a resolução desse caso se torna cada vez mais inviável e distante.

Recentemente, o governo brasileiro criou um programa chamado ´´ pé de meia ´´ - onde o objetivo é incentivar jovens de baixa renda a continuarem estudando. Sem dúvidas a implementação desse projeto, foi de alta relevância para se obter uma queda nos dados de evasão escolar. No entanto, também houve um descaso maior com a educação, onde muitos jovens vão para as escolas apenas para receber o benefício, criando uma linha tênue com o abandono escolar. A falta de atração pelos estudos se fazem presentes na vida do estudante que abandona precocemente a escola - isso decorre muitas vezes do ´´ensino bruto´´ de algumas matérias, onde tudo se torna complicado e gera associações negativas quando o assunto é ensino. Visando isso, o ensino integral veio para tentar trazer de volta a motivação para que os alunos continuem até o fim da carreira estudantil. Entretanto, a aplicação desse novo modelo pode gerar uma evasão maior quando a área financeira é o ´´ x ´´ da questão.

Como dito anteriormente, o ensino integral pode ser uma ´´ faca de dois gumes´´- já que para alunos que ajudam financeiramente em casa ou até mesmo que provém, abre uma lacuna ainda maior para a evasão. Claro que, como já exposto, o auxílio ´´pé de meia´´, pode sim contribuir para a volta da motivação, ou até mesmo para os alunos que tem a escola como principal fonte de alimento - porém em alguns casos não é suficiente no caso de alunos que não integram o programa, ou que o valor não preenche adequadamente a parte financeira. Levando em consideração essas ´´exceções´´ o plano de ensino integral, se torna menos eficiente a olhar para dificuldades específicas como essas.

Em suma, nenhum projeto se faz totalmente eficaz se não houver uma mudança na parte socioeconômica do país. A maior causadora de evasões escolares, é a baixa renda. Sendo assim, o combate a desigualdade deve ser o maior foco aqui. Quando diminuímos a desigualdade e aumentamos a taxa de empregos para pais e responsáveis, tiramos jovens do posto de ajuda econômica - e voltamos o foco deles para os estudos como deveria ser. O governo, pode sim continuar com seus projetos para as escolas, porém mirando os problemas recorrentes como a baixa renda e motivação . A criação de aulas de conscientização em relação a evasão escolar, pode ajudar à transformar a mentalidade de quem deseja sair - além dessas aulas motivarem os alunos a seguir uma profissão, fazer uma faculdade, através de aulas dinâmicas e interativas. O resultado disso seria a queda da evasão de alunos, porém agora não será mais por motivos de auxílios que os alunos frequentaram as escolas, mas por motivação .
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
680
pontos
Desbloquear

    Erros: Comp.1: surgem problemas de concordância e regência (“pode se tornar” → “podem se tornar”; “falta de renda familiar” pode exigir artigo; uso excessivo de aspas). Comp.2: sequência argumentativa pouco clara entre ideias e conclusão mal conectada. Comp.3: exemplos são pouco organizados e alternam entre causas e soluções sem delimitar defesa de ponto de vista. Comp.4: conectivos presentes, porém com repetição e falhas de coesão entre parágrafos. Comp.5: proposta de intervenção pouco detalhada (falta agente, ação, meio e finalidade específicos). Sugestões: ajustar concordância, manter tese clara na introdução, organizar em ordem lógica com conectivos fortes (além de um parágrafo de intervenção com: agente Governo, ação: implementar/fortalecer programas, meio: recursos/financiamento, finalidade: reduzir evasão). Ex.: “O governo federal deve financiar ações de apoio socioeducativo (ação) para famílias de baixa renda (agente/alternativo), com monitoramento (meio) visando reduzir a evasão escolar (finalidade).”

    Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

U

No documentário " Dilema das redes ", di[…]

Na animação "Arcane" é exposta a vida de[…]

A diversidade e inclusão social

A diversidade e inclusão social acontece muito no […]

Caminhos

Em seu diário “Quarto de Despejo”, Carolina Maria […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.