Nesse cenário, a ociosidade da gestão educacional contribui significativamente para o agravamento da saúde mental pós-pandemia, impactando negativamente o desempenho escolar dos alunos. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "algumas instituições estão presentes na sociedade, todavia, sem cumprir sua função social com eficácia." Sob essa ótica, os transtornos de ansiedade e depressão crescem ainda mais devido à baixa atuação da equipe pedagógica em adaptar os alunos e os professores às mudanças educacionais, como a transição para o ensino remoto, e em fornecer profissionais de saúde para atendê-los. Assim, é preciso que haja a mobilização da escola para superar os impactos dessa crise pandêmica e cumprir seu papel de cuidar e educar.
Ademais, convém destacar a estagnação governamental para com o atual dilema de saúde. Conforme a Constituição Federal de 1988, é garantido o direito à saúde para todos os cidadãos. Porém, essa norma não é devidamente efetivada, já que os recorrentes adoecimentos mentais e a crise socioeconômica durante e após o coronavírus comprovam a indiligência estatal em promover saúde e educação de qualidade. Por conseguinte, a falta de intervenção do órgão público agrava o quadro de saúde e mantém a discrepância estrutural.
Portanto, medidas são imperativas para mitigar o revés. Para isso, cabe ao Poder Público, órgão administrador do bem comum, integrar psicólogos e psicopedagogos qualificados na equipe multidisciplinar das escolas, bem como promover atendimento educacional humanizado e atento às condições de saúde dos alunos. Essas ações, realizadas por meio de um projeto de apoio à sanidade psicológica da comunidade escolar, têm como objetivo amenizar os danos mentais causados pela pandemia e melhorar o ensino e a aprendizagem pelas relações interpessoais saudáveis. Por fim, a sociedade poderá chegar perto das concepções platônicas e alcançar a harmonia social.
[Redação para concurso público :) ]
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros/notas: Comp.1: gramaticais presentes (ex.: “indiligência”/“aplicação de conceitos” e uso de vírgulas). Sugestão: revisar para norma-padrão, evitar neologismos e ajustar pontuação. Comp.2: tema bem articulado em formato dissertativo, com introdução/desenvolvimento/conclusão; contudo, citar mais fontes atuais pode fortalecer. Comp.3: argumentos organizados, porém há repetição de ideias sobre omissão estatal; inclua contrapontos breves. Comp.4: conectivos usados de forma adequada, mantendo coerência; reforce transições entre parágrafos. Comp.5: proposta de intervenção apresenta 4 elementos, porém pouco detalhada (ex.: “integrar psicólogos e psicopedagogos” sem metas/cronograma). Reescrita sugerida: “Pelo menos 2 psicólogos por escola, com carga horária mensal, orçamento X, metas de redução de ansiedade em Y% em 12 meses, com avaliação trimestral.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.
@lais458
@angelosuf
@fluttershy
@Deivson123
@d3senheira
@Katsmoking
@Felipe082
@Myllene02
@Mylike
@EuDavila
@JoaoPedro72
@Casey12
@LeighTeabing
@Mary890
@EmillyySilva
@geoca
@Higorvaz
@TiagoCruz7
@Higorvaz
@Joao007
@Hygor
@ManoelSan
@Lyh0610
@DaviHudson
@Caiunao
@Flicker2307
@danieldam
@babaloo
@livnyalve
@hubyratan
@yasminrob
@Kaickau
Considerações sobre a sua redação. Então, desde que eu corrigi as últimas redações, tô vendo que permanece os mesmos repertórios de bolso. Tô te falando que isso vai tirar nota sua, então, escolhe outros que não aqueles que todo mundo usa, entendeu? Porque é genérico, vai perder ponto instantaneamente. Então, eu mudarei isso a princípio. A questão da construção está ok... Mas do que que vai adiantar se você vai perder ponto? Sendo bem sincera com você. Reveja isso, tá? E assim, me desculpa se eu estou sendo persistente na mesma coisa, mas é melhor eu ser sincera com você do que você se frustrar depois, né? Então é isso. Não vou nem avaliar, tá? @isas522
lais458 escreveu:Eu vi aqui que você colocou na legenda que o texto é para concurso, mas acredito eu que o texto é dissertativo-argumentativo e a proposta de intervenção talvez não seja obrigatória, como é no Enem, né? Mas não é proibido ter, então eu vou avaliar como se fosse para o Enem, beleza?mtt obrigada lais
Considerações sobre a sua redação. Então, desde que eu corrigi as últimas redações, tô vendo que permanece os mesmos repertórios de bolso. Tô te falando que isso vai tirar nota sua, então, escolhe outros que não aqueles que todo mundo usa, entendeu? Porque é genérico, vai perder ponto instantaneamente. Então, eu mudarei isso a princípio. A questão da construção está ok... Mas do que que vai adiantar se você vai perder ponto? Sendo bem sincera com você. Reveja isso, tá? E assim, me desculpa se eu estou sendo persistente na mesma coisa, mas é melhor eu ser sincera com você do que você se frustrar depois, né? Então é isso. Não vou nem avaliar, tá? @isas522