Sob essa perspectiva, observa-se a ineficiência do Estado como principal agravante da problemática em questão. Nesse viés, a morosidade governamental impede a consolidação dos direitos básicos de uma mãe solo no país, os processos de pensão alimentícia, por exemplo, mesmo após decisões favoráveis, os valores fixados são constantemente insuficientes para cobrir os custos mínimos de uma criança. A esse respeito, o livro "O que é lugar de fala", de Djamila Ribeiro, demonstra que é essencial reconhecer as experiências das mulheres desfavorecidas como ponto de partida para compreender as discrepâncias sociais. Semelhantemente, no Brasil, o poder público caminha em contramão do princípio destacado por Djamila, haja vista que a interseccionalidade, mencionada na obra pela autora, revela que a experiência da maternidade solo é determinada pela raça e classe social. Devido a isso, mulheres negras e pobres vivem um cenário de opressão e desafios completamente diferente de uma solo branca e de classe média, expondo a intensificação do racismo estrutural na contemporaneidade. Logo, enquanto coexistir a omissão institucional e os privilégios nas políticas públicas a maternidade solo no país continuará sendo o que de Djamila Ribeiro ressaltou, invisibilizada e silenciada.
Ademais, a carência nas estratégias de inserção profissional equitativa atua como fator latente no tecido societário hodierno. Nesse sentido, muitas áreas do mercado de trabalho não estão adaptadas para o recebimento dessas mães, uma vez que existem exigências por parte de tais empresas, como a demanda da quantidade de horas trabalhadas para uma melhor remuneração. Acerca disso, Carolina Maria de Jesus em "Quarto de despejo: diário de uma favelada" expõe sua luta sendo mãe solo, catadora de papel na favela do Canindé e ainda trabalhava para sustentar seus três filhos em meio à pobreza, à fome e ao abandono comunitário. Para além da literatura, mesmo após seis décadas de publicação o contexto do livro ainda reflete a de muitas mães brasileiras, visto que são submetidas aos estigmas e aos desafios em uma entrevista de emprego, sobretudo as que residem em favelas e regiões interioranas, levando essas cidadãs a optarem pelo trabalho informal, que oferecem menos direitos e salários baixos. Além disso, a ausência de trabalhos que coincidam com o horário de creches ou escolas aprofundam a assimetria entre mães e o mercado, favorecendo o desequilíbrio emocional, bem como o financeiro.
Infere-se, portanto, a necessidade da dissolução desse desafio. Dessarte, o Governo Federal - responsável pela gestão de leis e grandes verbas - juntamente com o Ministério do Trabalho e Emprego deve promover a igualdade na promoção de direitos fundamentais independente da raça ou classe e formular medidas públicas preventivas voltadas à democratização da empregabilidade, por meio de programas de reinserção qualificada para as mães em vulnerabilidade, campanhas sociais que desfaçam estereótipos, adaptações flexíveis na quantidade de horas trabalhadas e da criação de creches em locais de trabalho, a fim de mitigar os impactos da maternidade solo, e garantir a consolidação da uniformidade nacional.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais erros: comp1 apresenta uso inadequado de vocábulos e algumas construções; por exemplo “mãe solo” (uso aceitável, mas “uma solo branca” está incorreto) e “maternidade solo” são termos pouco convencionais. Sugestão: revisar para: “mãe solo” e “a maternidade solo” com concordância. Comp2/3: há exposição clara do tema, porém a argumentação depende de fontes diversas sem integração rigorosa; reordene a sequência de ideias e fortaleça a linha de argumentação com ligações lógicas. Comp4: use conectivos com mais precisão (portanto, ademais, por conseguinte). Comp5: a intervenção existe, mas detalhar agentes, ações, meios e finalidades em 1–2 propostas específicas deixaria o texto mais completo (ex.: Governo Federal deve ampliar creches, com metas e orçamento). Sugestão de reescrita de intervenção: “Agente: Governo Federal; Ação: ampliar creches públicas em tempo integral; Meio: orçamento adicional e parcerias com municípios; Finalidade: reduzir desigualdade e facilitar a carreira das mães.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.
C1:
- "expondo os impasses por inúmeras", faltou um 'enfrentados' após 'impasses'
- "e os privilégios nas políticas públicas a maternidade solo no país continuará", o correto seria uma pausa no trecho para maior clareza " públicas a maternidade solo, o país continuará" ou uma vírgula em "e os privilégios nas políticas públicas, a maternidade solo continuará"
- " Carolina Maria de Jesus em 'Quarto de despejo: diário de uma favelada' expõe sua luta sendo mãe solo", Há duas ausências de vírgula: " Carolina Maria de Jesus, em 'Quarto de despejo: diário de uma favelada', expõe sua luta sendo mãe solo"
- "mesmo após seis décadas de publicação o contexto", ausência de vírgula em "mesmo após seis décadas de publicação, o contexto"
- "Carolina Maria de Jesus .. expõe sua luta .. e ainda trabalhava .." mistura de presente e passado (expõe/trabalhava), o correto seria "expõe sua luta sendo mãe solo e ainda trabalha para sustentar"
C2:
- Excelentes escolhas de repertórios na introdução, no D1 e no D2!
C3:
- Os argumentos "Morosidade do Estado" e "Ausência de políticas públicas" são muito próximos. Essa falta de projetos públicos pode ser a causa da morosidade estatal, entende?
- Observei que você dá uma leve desenvolvida no argumento antes de apresentar a fundamentação. Isso pode comprometer a clareza no texto. Indico apresentar o repertório após o tópico frasal e desenvolver causas, consequências e exemplos em seguida. Portanto, não há perda de pontos por isso (a não ser que corretores ruins que não percebam isso)
- No D1 você trabalha com o argumento "morosidade governamental". Quando você apresenta o repertório "O que é lugar de fala", fica mais próximo de uma questão racial. Há desalinhamento entre argumento e repertório, pois a displicência estatal é o foco, mas a fundamentação prioriza a dimensão racial.
Ex: "Sob essa perspectiva, observa-se a ineficiência do Estado como principal agravante da problemática em questão. Nesse viés, no livro 'O que é lugar de fala', de Djamila Ribeiro, demostra a importância da autoridade estatal [ARGUMENTO] em reconhecer a realidade de mulheres socioeconomicamente vulneráveis no país, ao expor as dificuldades enfrentadas por figuras femininas que, sozinhas, cuidam dos seus filhos sem quaisquer tipos de auxílios oferecidos pelo governo [ARGUMENTO]" . Desse modo, o argumento é forçado na fundamentação, e possui chances mais baixas de ser desviado na progressão textual, sobretudo, para o lado do racismo.
- Seu argumento em D2 é "carência de políticas trabalhistas inclusivas", mas a palavra "políticas", ou um sinônimo, não está presente nesse parágrafo e não é trabalhado.
C4:
- Repetição da palavra "Mãe" 4x no D2, sendo permitido no máximo 2 vezes por parágrafo e no máximo 8 vezes em todo o texto.
C5:
- Ótima conclusão! Resolveu os dois argumentos utilizando apenas 5 elementos.
Nota final:
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
----------------
Total: 880
OBS: caso queira fazer a reescrita desse texto, eu estou disposto a recorrigir! (apenas a utilização de sinônimos no D2 já elevaria a nota pra 920)
Parabéns pelo texto! Gosto de corrigir suas redações! Qualquer dúvida pode me marcar :) . Abraços, @sofhivick!
Você gosta de corrigir minhas redações e eu gosto de suas correções, você vê coisas que nem eu lendo e relendo vejo kkkkk e desde já obrigada.
Sobre o leve desenvolvimento depois do tópico frasal, eu acho que não vou continuar com ele não, eu só queria me desenvolver um pouquin mais sem ser só com a estrutura que q gente já conhece sabe? Tanto é que se você perceber (aposto que percebeu) essa daí eu me desenvolvi mais que a outra.
E reparando sua correção eu sempre esqueço uma palavra kkkk dessa vez foi enfrentamento e políticas, a próxima ( que não será uma que vou enviar daqui a pouco) eu vou melhorar e sim, eu aceito a reescrita do textoo, não só para ver como eu posso melhorar, mas quero ver como você escreve também! Abraçoss teacher🫂
Realmente, uma parcela dos corretores tiram pontos na C4 por períodos longos. Em textos MUITO bem articulados, não há esse tipo de problema, pois a ideia fica muito bem alinhada e organizada. Já em algumas redações realmente fica mais confuso, o que força o corretor a tirar pontos nessa competência.
Use da forma que você se sinta mais confortável! Sempre priorizando a clareza no desenvolvimento, sem deixar ideias vagas ou implícita. Indico retomar repertório e argumento problematizando + exemplo. Tudo bem? Abraços :))