Por samst
Tempo de Registro Quantidade de postagens
Promulgada em 1988, a Constituição Federal assegura, em seu artigo 5º, que todos são iguais perante a lei. Lei essa que, por sua vez, garante , para todos os brasileiros, o direito à documentação. No entanto, na realidade, essa máxima não é alcançada, acarretando na invisibilidade de milhões de brasileiros. Diante disso, faz se necessário analisar as causas desse problema, das quais se destacam a ineficiência do governo e a desigualdade.
A princípio, é notório e lastimável que o direito à Certidão de Nascimento, na prática, não é assegurado pelo Estado da forma que deveria, contrapondo o filósofo italiano Nicolau Maquiavel quando trouxe, em seu livro "O Principe", que o governo deve dispor-se a incumbência de operar e ter por objetivo o bem universal. Em decorrência disso, hoje milhões de brasileiros sofrem as consequências de não existirem oficialmente para o estado.
Ademais, a desigualdade socioeconômica que é, de certo modo, uma consequência ineficiência governamental, é um agravante na situação da invisibilidade, visto que, majoritariamente, aqueles que não possuem um registro civil pertencem às classes mais baixas da pirâmide social, seja por morarem em regiões afastadas e inacessíveis, por negligência ou abandono paternal, falta de informação e educação, dentre outros fatores. Culminando, assim, num ciclo de perpetuação da desigualdade.
Conclui-se, portanto, que a desigualdade e a ineficiência governamental são pontos cruciais a serem trazidos ao debate acerca da invisibilidade e o registro civil, a fim de obter uma solução para este problema. Para isso, é necessário que o governo Federal, por meio de políticas públicas de inclusão, deve levar para as regiões afastadas e inacessíveis órgãos responsáveis pelo registro civil, além de educar a população local sobre a importância do registro. Somente assim será possível atenuar aos poucos esse problema e cumprir o que diz o artigo 5º da Constituição, atingindo, assim, o objetivo do bem universal proposto por Maquiavel.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Por samst
Queria por mais coisa nesse meu segundo paragrafo de desenvolvimento, mas vi que não teria o espaço necessário :cry:
0
Por samst
@Odailson corrige pra mim, pfv? :)
0
Por vava
Na minha opinião sua redação esta muito bem escrita. tem poucos desvios de padrões gramaticais como a falta do hífen em "faz-se necessário", a ausência de uma virgula em ", hoje,", a falta da preposição da em "consequência da ineficiência", erro de paralelismo em " por falta de informação".
sobre a estrutura: Trabalhou e obedeceu as regras do texto dissertativo argumentativo além de compreender a proposta.
sobre organização textual: O texto apresenta informações, dados, e argumentos muito bem selecionados e de acordo com seu ponto de vista.
Sobre Coerência e Coesão: em vez de apontar algum erro, tenho na verdade uma dica em relação a conclusão, evite iniciar com conectivos que vão trazer uma ideia de redundância para o paragrafo. ao invés de Conclui-se usar Portanto, logo, etc. fora isto seu texto esta muito coerente e totalmente ligado.
Proposta de Intervenção: è sempre bom especificar que área ou setor do governo irá executar sua ação. que exemplo de politica publica são estas? seja mais cirúrgico! Fora isto atendeu bem os pré requisitos da proposta.
MEUS PARABENS!
0
Por vava
quiser falar mais sobre, chama no whatsapp 98984870499
0
Por samst
vava escreveu:Na minha opinião sua redação esta muito bem escrita. tem poucos desvios de padrões gramaticais como a falta do hífen em "faz-se necessário", a ausência de uma virgula em ", hoje,", a falta da preposição da em "consequência da ineficiência", erro de paralelismo em " por falta de informação".
sobre a estrutura: Trabalhou e obedeceu as regras do texto dissertativo argumentativo além de compreender a proposta.
sobre organização textual: O texto apresenta informações, dados, e argumentos muito bem selecionados e de acordo com seu ponto de vista.
Sobre Coerência e Coesão: em vez de apontar algum erro, tenho na verdade uma dica em relação a conclusão, evite iniciar com conectivos que vão trazer uma ideia de redundância para o paragrafo. ao invés de Conclui-se usar Portanto, logo, etc. fora isto seu texto esta muito coerente e totalmente ligado.
Proposta de Intervenção: è sempre bom especificar que área ou setor do governo irá executar sua ação. que exemplo de politica publica são estas? seja mais cirúrgico! Fora isto atendeu bem os pré requisitos da proposta.
MEUS PARABENS!
Opa, mn, valeu pela correção e pelas dicas <3
0

Na sociedade contemporânea, a violência doméstica […]

Perante o ponto de vista filosófico de Santo Tomás[…]

O envelhecimento populacional é uma realidade cres[…]

Atualmente, observa-se que o uso prolongado do cel[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.