Por pavanx
Tempo de Registro Quantidade de postagens
Policarpo Quaresma, personagem de Lima Barreto, do clássico livro "O triste fim de Policarpo Quaresma", tem como característica notória seu nacionalismo ufanista, crendo em um Brasil utópico. Não obstante, a falta de garantia de acesso à cidadania no Brasil afasta o país do imaginado pelo personagem. Seja pela omissão e falta de incentivo por parte do governo, como pela ausência de divulgação constante e eficaz pela mídia, esse quadro se agrava cada vez mais. À vista disso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que colaboram com esse cenário.

Em uma primeira análise, é preciso ressaltar o desserviço estatal como uma das causas da problemática. O IBGE, em uma pesquisa de 2015, apontou a existência de mais de 2,5 milhões de pessoas sem o registro de nascimento no país, mesmo assim é evidente a falta de ações e iniciativas do governo federal para incentivar e facilitar o acesso a esse processo à população, principalmente a pessoas localizadas longe do centro urbano. Em consequência, essa população é impedida de gozar de seus direitos e benefícios, sendo excluída da participação social e tendo sua existência não reconhecida. Paralelamente, o sociólogo Zygmund Bauman ao criar a expressão "instituições zumbis" aponta a existência de instituições presentes na sociedade, mas que não cumprem seu papel social com eficácia, o que é visto no governo brasileiro na atual conjuntura.

Outrossim, é de suma importância citar o pobre e ineficaz trabalho feito pela mídia para tentar melhorar o quadro atual. A mídia é o maior responsável por levar a informação e conscientizar o maior número de pessoas possível no país. Entretanto, vê-se hoje a omissão da mídia com respeito à divulgação da situação que está ocorrendo, à conscientização das pessoas sobre a importância de se ter o registro civil, juntamente com a explicação como todo esse processo ocorre. Segundo o jornalista George Bernard Shaw, "o progresso é impensável sem mudança". Sendo assim, é inadmissível que esse cenário continue no Brasil.

Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é necessário e imprescindível que o Estado, junto
com a Defensoria Pública, elaborem projetos e políticas públicas que visem localizar essas pessoas e que ainda simplifiquem o processo de registro. Paralelamente, cabe à mídia, a exemplo da televisão e rede sociais, divulgar e explicar por meio de chamadas publicitárias a importância da certidão de nascimento. Dessa forma, tornar-se-á possível a construção de um Brasil mais próximo do imaginado por Policarpo Quaresma.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Por pavanx
@Odailson Oi, poderia dar uma olhada? Essa é mais ou menos a redação que fiz no Enem, não está 100% igual porque eu mudei algumas coisas na hora de passar a limpo, então talvez eu tenha escrito algumas palavras diferentes.
0
Por pavanx
@eurodrigo @Jotaveh Oi, poderiam dar uma olhada? Essa é mais ou menos a redação que fiz no Enem, não está 100% igual porque eu mudei algumas coisas na hora de passar a limpo, então talvez eu tenha escrito algumas palavras diferentes.
0
Por pavanx
@EuDavila @walace @Anna1
Olá, poderiam dar uma olhada na redação que eu fiz no Enem? Eu não sei se tá exatamente igual ao que eu botei no gabarito, mas foi mais ou menos essa redação.
0

A canção O tempo é sua morada, do grupo musical Fr[…]

Conforme consta na Declaração Universal dos Direit[…]

Ao retratar o cotidiano urbano da cidade de Paris,[…]

De acordo com a Constituição de 1988, manifestaçõe[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.