Por sofhivick
Quantidade de postagens
Promulgada com o intuito de garantir direitos fundamentais à população nacional, a Constituição Federal de 1988, em seu Artigo 215, estabelece a garantia do acesso à cultura como um direito universal. Entretanto, a realidade do Brasil distancia-se desse ideal, visto que o asseguramento constitucional configura-se como uma "cidadania de papel", pois a precariedade da infraestrutura cultural e a centralização dos meios artísticos impedem que a democratização do acesso à arte chegue, de fato, a todos os brasileiros. Nesse sentido, esse cenário é intensificado tanto pela omissão estatal bem como pela padronização sociocultural.
Sob essa perspectiva, observa-se a negligência governamental como principal agravante da restrição à arte no país. Isso ocorre porque, na contemporaneidade, a maioria das produções artísticas estão concentradas em metrópoles e capitais cosmopolitas, favorecendo a permanência da segregação socioespacial. A esse respeito, na obra "A distinção", o sociólogo Pierre Bourdieu ressalta que preferências culturais são, historicamente, hierarquizadas, de modo que manifestações estéticas como concertos de orquestras e exposições em museus são constantemente associadas à elite e recebem maiores prestígios. De maneira análoga, o conceito destacado por Bourdieu se reflete na população brasileira, uma vez que a limitação da fruição da arte reforça a seletividade do poder público, o qual valoriza como legítima as criações simbólicas de grupos privilegiados, enquanto as elaborações populares são invisibilizadas, mantendo a distribuição desigual dos investimentos. Por conseguinte, exposições culturais provenientes das favelas e das periferias são, de forma recorrente, reduzidas ao mero entretenimento ou, em situações mais críticas, relacionadas à criminalidade, o grafite, por exemplo, é frequentemente estigmatizado e enquadrado como prática de vandalismo. Logo, ao passo que continuar existindo o elevado custo de acesso a espaços artísticos, indivíduos economicamente desfavorecidos permanecerão excluídos, prolongando, assim, entraves para a democratização aos patrimônios imateriais no Brasil e perpetuando o sistema de distinção analisada por Pierre Bourdieu.
Ademais, a massificação do setor artístico potencializa a monopolização no país. Nesse viés, o sistema mercadológico impôs uma hegemonia externa simbólica, em que o estrangeiro é supervalorizado e o nacional é visto como inferior. Acerca disso, o filósofo Guy Debord em seu livro "A Sociedade do Espetáculo" crítica como a arte deixou de ser uma criação de identidade e se transformou em um produto industrial, o autor também aborda como a padronização sustenta um ciclo de obsdescência na população, impedindo que a cultura se converta em conhecimento duradouro. Seguindo tal lógica, a especialização descrita por Debord se manifesta em muitas empresas que, ao longo de tempo, priorizam setores lucrativos imediatos em detrimento do desenvolvimento intelectual dos cidadãos. Devido a isso, a reificação da estética culmina no surgimento de ambientes instagramáveis, nos quais espaços de arte são projetados não para a reflexão crítica, mas para serem cenários de fotos, levando muitos cidadãos a consumirem as imagens expostas, em vez de fluir a obra. Dessa forma, tais condutas sustentam a ausência da capacidade analítica e reduz os bens culturais a um meio voltado à economia — evidenciando a configuração de uma sociedade espetacularizada, conforme propõe Guy Debord.
Portanto, faz-se necessário a efetivação do acesso à arte no Brasil. Em vista disso, o Ministério da Cultura juntamente com o Governo Federal deve promover a desconcentração dos investimentos culturais, mitigar a estratificação socioeconômica e descentralizar os recursos da Lei Rouanet — legislação que permite a renúncia fiscal de empresas em troca do fomento a projetos culturais — por meio da criação de centros culturais em zonas urbanas marginalizadas — financiadas por verbas públicas redirecionadas das elites — que ofereçam não apenas o acesso gratuito, mas também oficinas de exposição artística e debate crítico sobre as obras, objetivando tornar a arte um direito acessível, independentemente da condição financeira e da localização geográfica do cidadão. Feito isso, o preceito constitucional do acesso à cultura será, enfim, plenamente cumprido.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
920
pontos
Pontuar
  1. C1 Norma-padrão

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

2. C2 Compreensão da proposta

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

3. C3 Seleção de argumentos

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

4. C4 Construção de argumentos

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

5. C5 Proposta de intervenção

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

NOTA AUTOMÁTICA (IA)
800
pontos
Desbloquear

Erros de norma: vários desvios (ex.: “A Promulgada” inicia o texto, confuso; “asseguramento constitucional”/“impedem” concordância; “infraestrutura cultural” com espaço extra; “obsdescência” grafia incorreta; uso inadequado de aspas em títulos; pontuação/acentuação com digressões longas. Recomendações: revisar para fluidez e correção gramatical, por ex.: “Promulgada com o objetivo de assegurar direitos…”, “a infraestrutura cultural precária e a centralização… impedem…”. Conectivos: organize ideias com ligações mais claras entre parágrafos (Por isso, Além disso, Em síntese). Intervenção: manter 4 elementos (agente: Ministério da Cultura e Governo Federal; ação: desconcentração/mitigação da estratificação/descentralização; meio: centros culturais em zonas marginalizadas; finalidade: acesso gratuito e formação crítica) com maior detalhamento operacional (fontes, prazos, métricas).

Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

1. C1 norma-padrão

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

2. C2 Compreensão da proposta

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

3. C3 seleção de argumentos

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

4. C4 construção de argumentos

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

5. C5 Proposta de Intervenção

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por sofhivick
Quantidade de postagens
Oiee @Grilao1392, tudo bem?? Bom dia!
Depois quando cê corrigir, cê poderia me dizer se no final do meu D2, o último período, se eu errei no paralelismo semântico? Desde já thank you 🧡
1
Por sofhivick
Quantidade de postagens
E Tem um erro de digitação no D2, eu deveria escrever
Ao longo do tempo e acabei escrevendo ao longo de tempo
Kkkkk
0
Por sofhivick
Quantidade de postagens
E Tem um erro de digitação no D2, eu deveria escrever
Ao longo do tempo e acabei escrevendo ao longo de tempo
Kkkkk @Grilao1392
0
Por sofhivick
Quantidade de postagens
Oiê @Grilao1392, bom dia! Como cê tá? E seus estudos? Tudo tranquilo? Hoje eu acordei me sentindo o Macaulay Culkin de esqueceram de mim ✋🏼😔 kkkkkkk
Tenha um bom dia 🙂‍↔️ @Grilao1392.
0
Por Grilao1392
Tempo de Registro Quantidade de postagens
Bom dia, @sofhivick!! Esses últimos dias estou mais ocupado, mas vou corrigir sim! Estou bem e meus estudos estão fluindo muito bem! E vc? Como vc está e como está indo seus estudos?
0
Por Grilao1392
@sofhivick

C1:
Concordância
- Em "a maioria das produções artísticas estão concentradas", a palavra "estão" não concorda com "a maioria", deveria ser "está", pois= a maioria está concentrada. "Produções artísticas" é um adjunto adnominal.
- Em "e reduz os bens culturais", erro de concordância, deveria ser "reduzem os bens.."
- Em "democratização aos patrimônios", deveria ser "dos patrimônios", erro de regência
- Em "tanto pela omissão estatal bem como pela padronização", erro de paralelismo, foi quebrado a estrutura tanto/quanto, vc usou tanto/como.
- Em " crítica como a arte deixou de ser uma criação", deveria ser "critica" sem acentuação.
- Em "ciclo de obsdescência na população", erro de ortografia. O correto seria "obsolescência"
- Em "o sistema de distinção analisada", deveria ser "analisado", concordando com "sistema". Ex: "O sistema analisado.." e não "O sistema analisada"
- Em "faz-se necessário a efetivação", o correto seria "necessária"
- OBS: Não encontrei erro de paralelismo no período final do D2.
- Em "em vez de fluir a obra", o correto seria "Fruir"

C2:
- *** Muitos corretores descontam pontos pelo uso da Constituição Federal, pois é um repertório coringa. Porém, quando bem explorada e produtiva, é possível evitar penalizações por parte de alguns avaliadores. Nesse seu caso, não vou tirar pontos por isso, mesmo que poderia ter sido mais pertinente.

- O repertório do D2 não prova exatamente o seu argumento de padronização cultural, bem como não se conecta tanto com o tema de "acesso à arte", pois, como dito no texto, muitos cidadãos apenas aproveitam imagens expostas, logo têm acesso a esse tipo de arte. Acredito que mais uma ou duas frases poderia ter deixado essa ideia mais clara

C3:
- Excelente estrutura, desenvolvimento e progressão textual no D1. Seu texto, acredito bastante, que seguiu as estruturas mais usadas nas redações nota 1000 de 2025, o uso de "Isso ocorre porque" após o tópico frasal, bem como a apresentação da fundamentação seguidas por diversas técnicas de desenvolvimento, não deixando quaisquer tipos de lacunas. Parabéns!

- *** Em "o autor também aborda como a", essa estrutura enfraquece o texto. Dificulta o entendimento de qual é a ideia que você quer tirar do repertório. O uso de "bem como atesta que a padronização sustenta.." iria reduzir essa lacuna da progressão textual.

- A sua conclusão resolveu os dois argumentos de forma muito consistente! Ficou perfeito, parabéns!

C4:
- *** Cuidado com o uso excessivo de uma mesma técnica/palavra/pontuação/ de forma "enfileirada", como foi com o aposto ( usando o travessão —) no parágrafo de conclusão.

C5:
- Todos os 5 elementos. Parabéns!!

Nota final
C1: 160
C2: 160
C3: 200
C4: 200
C5: 200
--------------
Total: 920

OBS: Parabéns @sofhivick! Gostei muito do seu texto, sensacional mesmo. Qualquer dúvida pode me marcar! :))
coloquei asterisco (***) nas minhas observações mais relevantes. Abraços.
1
Por Grilao1392
@sofhivick. Estou lendo um excelente livro de um corretor do ENEM, foi publicado recentemente no instagram do autor. O livro chama "Análise das redações nota mil", é gratuito, basta apenas comentar "Redação nota 1000" nos comentários e ele envia a obra. Está me ajudando muito a melhorar a correção da redação e a escrever redações bem melhores. Acho que pode te ajudar muito, assim como está me ajudando. Não conhecia essa corretor, mas ele é muito técnico. Caso tenha interesse em pegar o livro gratuitamente, o instagram é "manoelnevesmn". :D
1
Por sofhivick
Quantidade de postagens
Enfim melhorei um tiquin na c1 kkkkk @Grilao1392, muito obrigadaa, sei que você deve estar bem ocupado com os estudos e mesmo assim tirou um tempin pra corrigir a minha, Muchas gracias 🙏🏼 eu tô bem também e que bom que você tá bem, e meus estudos estão indo, eu tô de mudança então e eu meio que desfoquei dos estudos por uns dois dias, mas tô voltando kkkk e sim, acertou em cheio, eu estou sim usando uma estrutura nota mil de 2025, na verdade eu adaptei ela a escrita, eu percebi que precisava me aprofundar mais, a minha estrutura antigamente dos ds era só TP+rep+ arg+ fechamento
E era extremamente rasa, eu não conseguia me desenvolver muito e isso me custou caro no Enem 2025, e eu resolvi mudar esse ano, sabe mano, quando você percebe que não tá fluindo de um jeito, você tem que buscar outros que te façam crescer, eu tô boa? Não, mas pra o que eu era, já melhorei muito !!!
1
Por sofhivick
Quantidade de postagens
Claro @Grilao1392, irei ler sim, obrigada pela indicação, amo ler e se for sobre redações e como melhorar vai ser melhor ainda😊
0

Oiê Grilao1392 , bom dia, demorei mas voltei kkkk[…]

No ano de 2019, o mundo vivenciou uma pandemia que[…]

Em O Pequeno Príncipe, o autor afirma que ‘o essen[…]

A sociedade brasileira vem desde muitos anos se mo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.