- 17 Mai 2022, 18:43
#92301
Nas sociedades antigas, os animais eram considerados como seres inferiores ao ser humano e muitos filósofos, como Aristóteles, dependiam essa ideia de soberania. No contexto atual, tais pensamentos ainda não foram extintos, o que leva os indivíduos a cometerem diversos atos de maus tratos contra esses seres vivos.
Atualmente, isso ocorre em ambientes urbanos para muitos é comum depara-se com animais em situação de fragilidade e abandono. Contudo, esse cenário não deve ser algo normalizado, uma vez que esses seres sofrem igualmente aos humanos em situações semelhantes. Mas, a maioria da população não parece demonstrar empatia com esses animais desafortunados.
Entretanto, pode-se afirmar que o abandono de animais em áreas urbanas e movimentadas é um risco para a saúde pública. Haja vista que, por não serem higienizados com frequência esses animais ficam suscetíveis adquirirem doenças, que posteriormente podem vir a contaminar a população local. Em sonancia com a situação, o Brasil é um dos líderes em número de animais abandonados em ruas, já que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) este país possui mais de 30 milhões de animais nesta situação.
Fica claro, portanto, que medidas são necessárias para minimizar os maus-tratos e o abandono de animais no Brasil. Dessa forma, cabe ao ministério do Meio Ambiente promover políticas públicas que busquem o resgate e a proteção de animais abandonados do governo federal. Para assim poder ampliar o número de locais onde esses animais possam ser tratados, objetivando a longo prazo um país mais empático com as vidas que nele habitam.
Atualmente, isso ocorre em ambientes urbanos para muitos é comum depara-se com animais em situação de fragilidade e abandono. Contudo, esse cenário não deve ser algo normalizado, uma vez que esses seres sofrem igualmente aos humanos em situações semelhantes. Mas, a maioria da população não parece demonstrar empatia com esses animais desafortunados.
Entretanto, pode-se afirmar que o abandono de animais em áreas urbanas e movimentadas é um risco para a saúde pública. Haja vista que, por não serem higienizados com frequência esses animais ficam suscetíveis adquirirem doenças, que posteriormente podem vir a contaminar a população local. Em sonancia com a situação, o Brasil é um dos líderes em número de animais abandonados em ruas, já que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) este país possui mais de 30 milhões de animais nesta situação.
Fica claro, portanto, que medidas são necessárias para minimizar os maus-tratos e o abandono de animais no Brasil. Dessa forma, cabe ao ministério do Meio Ambiente promover políticas públicas que busquem o resgate e a proteção de animais abandonados do governo federal. Para assim poder ampliar o número de locais onde esses animais possam ser tratados, objetivando a longo prazo um país mais empático com as vidas que nele habitam.