- 31 Ago 2022, 15:31
#98193
De acordo com o IBAMA, um zoológico tem como finalidade criar, reproduzir e manter animais silvestres em cativeiro e semiliberdade podendo ser expostos à visitação pública. Zoológicos devem apenas abrigar espécies que já não podem mais voltar para seu habitat natural, pois caso contrário morreriam. Amparado na lei federal é dever desses espaços garantir um ambiente de bem-estar para esses animais. Mas muitas vezes percebe-se irregularidades nesses locais, provocando assim diversos debates no âmbito social e político, muitas vezes considerando o fim destes lugares.
Logo, é notório o incômodo das pessoas em relação à essa questão que se mostra consequência muitas vezes da omissão do Estado a respeito de atividades ilegais, como casos em que são capturados animas para colocar em exposição e o fato deles morrerem ou contraírem doenças por falta de cuidados e negligência. Como uma vez disse Charles Darwin, “a compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humanas”. Nenhum animal devia viver em tais condições provocadas indubitavelmente pelo o ego humano.
Ademais, é dito que zoológicos tem uma responsabilização educacional de propiciar uma conscientização em crianças e adultos quanto aos animais selvagens. Porém, na realidade esse ganho de compreensão a cerca do assunto se mostra diminuto. Mostrar animais atrás das grades não causa nenhuma conscientização ambiental, somente nos apresenta uma mercantilização do seres vivos que vai contra princípios éticos. Nesse sentindo, santuários ecologicos e a inquisição de conhecimento por meio de documentários se apresenta mais efetivo. A educação também aparece como a responsável primeva para tal problema. Se houvesse uma verdadeira aprendizagem ambiental bem sucedida vindo desde cedo na vida dos indivíduos, seria ínfimo essa adversidade. Afinal, como disse o filosofo Paulo Freire, “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda“.
Portanto, é evidente a necessidade de solucionar os desafios impostos por essa problemática. Logo, é preciso que o Estado adote uma postura mais rígida para com o tema, tanto no âmbito educacional, como no que diz respeito a fiscalização devida nos zoológicos quando ainda existentes, visando evitar o máximo possível o sofrimento dos animais enquanto recorre à estratégias ambientais mais efetivas do que confinar os bichos nesses espaços. A escolas públicas e privadas devem promover conscientização ecológica em seus alunos através de debates sobre o tópico e palestras, provocando neles uma maior preocupação no que concerne a preservação ambiental sem relacionar manter seres viventes aprisionados.
Logo, é notório o incômodo das pessoas em relação à essa questão que se mostra consequência muitas vezes da omissão do Estado a respeito de atividades ilegais, como casos em que são capturados animas para colocar em exposição e o fato deles morrerem ou contraírem doenças por falta de cuidados e negligência. Como uma vez disse Charles Darwin, “a compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humanas”. Nenhum animal devia viver em tais condições provocadas indubitavelmente pelo o ego humano.
Ademais, é dito que zoológicos tem uma responsabilização educacional de propiciar uma conscientização em crianças e adultos quanto aos animais selvagens. Porém, na realidade esse ganho de compreensão a cerca do assunto se mostra diminuto. Mostrar animais atrás das grades não causa nenhuma conscientização ambiental, somente nos apresenta uma mercantilização do seres vivos que vai contra princípios éticos. Nesse sentindo, santuários ecologicos e a inquisição de conhecimento por meio de documentários se apresenta mais efetivo. A educação também aparece como a responsável primeva para tal problema. Se houvesse uma verdadeira aprendizagem ambiental bem sucedida vindo desde cedo na vida dos indivíduos, seria ínfimo essa adversidade. Afinal, como disse o filosofo Paulo Freire, “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda“.
Portanto, é evidente a necessidade de solucionar os desafios impostos por essa problemática. Logo, é preciso que o Estado adote uma postura mais rígida para com o tema, tanto no âmbito educacional, como no que diz respeito a fiscalização devida nos zoológicos quando ainda existentes, visando evitar o máximo possível o sofrimento dos animais enquanto recorre à estratégias ambientais mais efetivas do que confinar os bichos nesses espaços. A escolas públicas e privadas devem promover conscientização ecológica em seus alunos através de debates sobre o tópico e palestras, provocando neles uma maior preocupação no que concerne a preservação ambiental sem relacionar manter seres viventes aprisionados.
- 03 Set 2022, 11:51
#98360
Olá, Milliard!
já adianto que não sou profissional na área, mas credito que posso te ajudar.
vamos lá:
uma das primeiras coisas que aprendi sobre redação é que é importante colocarmos o tema da redação de maneira bem clara e coesa na introdução, é aquela história ``temos que escrever a redação de uma forma que qualquer pessoa, mesmo sem saber o tema, entenda do que se trata´´.
De acordo com o IBAMA, um zoológico tem como finalidade criar, reproduzir e manter (os) animais silvestres em cativeiro (ou em )e semiliberdade podendo ser expostos à visitação pública. Zoológicos devem apenas abrigar espécies que já não podem mais voltar para seu habitat natural, pois caso contrário morreriam. Amparado na lei federal é dever desses espaços garantir um ambiente de bem-estar para esses animais. Mas muitas vezes percebe-se irregularidades nesses locais, provocando assim diversos debates no âmbito social e político, muitas vezes (,) considerando o fim destes lugares. ( eu não consegui identificar de forma clara a sua tese na introdução, seria a causa desses debate as irregularidades nesses locais?)
Logo ( ``logo`´ é um elemento coesivo de conclusão, não sendo adequado para começar um paragrafo de desenvolvimento) , é notório o incômodo das pessoas em relação à essa questão que se mostra consequência muitas vezes da omissão do Estado a respeito de atividades ilegais, como casos em que são capturados animas para colocar em exposição e o fato deles morrerem ou contraírem doenças por falta de cuidados e negligência. Como uma vez disse Charles Darwin, “a compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humanas”. Nenhum animal devia viver em tais condições provocadas indubitavelmente pelo o ego humano.
( o seu paragrafo acabou ficando muito expositivo e pouco argumentativo, sabe?. Além disso, é importante que você coloque no começo do paragrafo um breve resumo (de duas linhas) do que vai ser dito, chama-se tópico frasal. Ex: Frente a esse painel, é notório que (tal coisa) corrobora para a persistência da problemática em questão) logo após você pode colocar o seu repertório.
* Lembre-se que o enem busca por um texto argumentativo, então busque argumentar um pouco mais; exponha a causa( que é uma das teses que devem ser colocadas na introdução) desse problema, como ocorre e as consequências dele para os animais.
Ademais, é dito que zoológicos tem uma responsabilização educacional de propiciar uma conscientização em crianças e adultos quanto aos animais selvagens. Porém, na realidade esse ganho de compreensão a cerca do assunto se mostra diminuto. Mostrar animais atrás das grades não causa nenhuma conscientização ambiental, somente nos apresenta uma mercantilização do seres vivos que vai contra princípios éticos (quais princípios? desenvolva melhor). Nesse sentindo, santuários ecologicos(ecológicos) e a inquisição de conhecimento por meio de documentários se apresenta mais efetivo( efetiva) ( por que? ) . A educação também aparece como a responsável primeva para tal problema. Se houvesse uma verdadeira aprendizagem ambiental bem sucedida vindo desde cedo na vida dos indivíduos, seria ínfimo essa adversidade. Afinal, como disse o filosofo Paulo Freire, “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda“.
* Gostei da sua discussão, contudo seria melhor você escolher uma coisa só para desenvolver, por exemplo: a parte em que você cita a educação ficou muito boa quando complementada com a citação de Paulo freire. desenvolva mais sobre como educação contribui ou não para esse problema, pois você cita a mercantilização, documentários e a educação, mas não aprofunda nenhum desses pontos.
Portanto, é evidente a necessidade de solucionar os desafios impostos por essa problemática. Logo, é preciso que o Estado adote uma postura mais rígida para com o tema, tanto no âmbito educacional, como no que diz respeito a fiscalização devida nos zoológicos quando ainda existentes, visando evitar o máximo possível o sofrimento dos animais enquanto recorre à estratégias ambientais mais efetivas do que confinar os bichos nesses espaços. A escolas públicas e privadas devem promover conscientização ecológica em seus alunos através de debates sobre o tópico e palestras, provocando neles uma maior preocupação no que concerne a preservação ambiental sem relacionar manter seres viventes aprisionados.
Competência 1 : 120
*achei quatro erros de concordância que pontuei no texto
* três de gramática que também pontuei no texto: um de vírgula, um de pontuação e aquele do logo.
Competência 2: 120
você trouxe repertórios culturais, entretanto não estão dentro do modelo de texto dissertativo argumentativo, no qual o ideal é colocar o repertório no inicio do texto e relacionar com o que vai ser discutido. Se você tivesse invertido a ordem, teria ficado tudo certo.
Competência 3: 80
seu texto apresenta algumas lacunas de desenvolvimento - eu as pontuei, também- além da organização de ideias que não ficou muito clara.
competência 4: 200
você trouxe diversos mecanismos coesivos.
competência 5: 160
trouxe todos os agentes, mas esqueceu do detalhamento.
gostei do seu ponto de vista, só precisa organizar um pouco mais. Continue assim!
Recomendo que você leia redações nota mil para entender melhor a estrutura do texto.
já adianto que não sou profissional na área, mas credito que posso te ajudar.
vamos lá:
uma das primeiras coisas que aprendi sobre redação é que é importante colocarmos o tema da redação de maneira bem clara e coesa na introdução, é aquela história ``temos que escrever a redação de uma forma que qualquer pessoa, mesmo sem saber o tema, entenda do que se trata´´.
De acordo com o IBAMA, um zoológico tem como finalidade criar, reproduzir e manter (os) animais silvestres em cativeiro (ou em )e semiliberdade podendo ser expostos à visitação pública. Zoológicos devem apenas abrigar espécies que já não podem mais voltar para seu habitat natural, pois caso contrário morreriam. Amparado na lei federal é dever desses espaços garantir um ambiente de bem-estar para esses animais. Mas muitas vezes percebe-se irregularidades nesses locais, provocando assim diversos debates no âmbito social e político, muitas vezes (,) considerando o fim destes lugares. ( eu não consegui identificar de forma clara a sua tese na introdução, seria a causa desses debate as irregularidades nesses locais?)
Logo ( ``logo`´ é um elemento coesivo de conclusão, não sendo adequado para começar um paragrafo de desenvolvimento) , é notório o incômodo das pessoas em relação à essa questão que se mostra consequência muitas vezes da omissão do Estado a respeito de atividades ilegais, como casos em que são capturados animas para colocar em exposição e o fato deles morrerem ou contraírem doenças por falta de cuidados e negligência. Como uma vez disse Charles Darwin, “a compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humanas”. Nenhum animal devia viver em tais condições provocadas indubitavelmente pelo o ego humano.
( o seu paragrafo acabou ficando muito expositivo e pouco argumentativo, sabe?. Além disso, é importante que você coloque no começo do paragrafo um breve resumo (de duas linhas) do que vai ser dito, chama-se tópico frasal. Ex: Frente a esse painel, é notório que (tal coisa) corrobora para a persistência da problemática em questão) logo após você pode colocar o seu repertório.
* Lembre-se que o enem busca por um texto argumentativo, então busque argumentar um pouco mais; exponha a causa( que é uma das teses que devem ser colocadas na introdução) desse problema, como ocorre e as consequências dele para os animais.
Ademais, é dito que zoológicos tem uma responsabilização educacional de propiciar uma conscientização em crianças e adultos quanto aos animais selvagens. Porém, na realidade esse ganho de compreensão a cerca do assunto se mostra diminuto. Mostrar animais atrás das grades não causa nenhuma conscientização ambiental, somente nos apresenta uma mercantilização do seres vivos que vai contra princípios éticos (quais princípios? desenvolva melhor). Nesse sentindo, santuários ecologicos(ecológicos) e a inquisição de conhecimento por meio de documentários se apresenta mais efetivo( efetiva) ( por que? ) . A educação também aparece como a responsável primeva para tal problema. Se houvesse uma verdadeira aprendizagem ambiental bem sucedida vindo desde cedo na vida dos indivíduos, seria ínfimo essa adversidade. Afinal, como disse o filosofo Paulo Freire, “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda“.
* Gostei da sua discussão, contudo seria melhor você escolher uma coisa só para desenvolver, por exemplo: a parte em que você cita a educação ficou muito boa quando complementada com a citação de Paulo freire. desenvolva mais sobre como educação contribui ou não para esse problema, pois você cita a mercantilização, documentários e a educação, mas não aprofunda nenhum desses pontos.
Portanto, é evidente a necessidade de solucionar os desafios impostos por essa problemática. Logo, é preciso que o Estado adote uma postura mais rígida para com o tema, tanto no âmbito educacional, como no que diz respeito a fiscalização devida nos zoológicos quando ainda existentes, visando evitar o máximo possível o sofrimento dos animais enquanto recorre à estratégias ambientais mais efetivas do que confinar os bichos nesses espaços. A escolas públicas e privadas devem promover conscientização ecológica em seus alunos através de debates sobre o tópico e palestras, provocando neles uma maior preocupação no que concerne a preservação ambiental sem relacionar manter seres viventes aprisionados.
Competência 1 : 120
*achei quatro erros de concordância que pontuei no texto
* três de gramática que também pontuei no texto: um de vírgula, um de pontuação e aquele do logo.
Competência 2: 120
você trouxe repertórios culturais, entretanto não estão dentro do modelo de texto dissertativo argumentativo, no qual o ideal é colocar o repertório no inicio do texto e relacionar com o que vai ser discutido. Se você tivesse invertido a ordem, teria ficado tudo certo.
Competência 3: 80
seu texto apresenta algumas lacunas de desenvolvimento - eu as pontuei, também- além da organização de ideias que não ficou muito clara.
competência 4: 200
você trouxe diversos mecanismos coesivos.
competência 5: 160
trouxe todos os agentes, mas esqueceu do detalhamento.
gostei do seu ponto de vista, só precisa organizar um pouco mais. Continue assim!
Recomendo que você leia redações nota mil para entender melhor a estrutura do texto.