Apostilas, dicas e downloads
Por Baby06
Tempo de Registro Quantidade de postagens
CUIDADO! Afinal, pode usar a 1ª pessoa na redação do Enem?

A resposta é não. A professora de redação e português do Cursinho Apoio Reforço Escolar, Sandra Rosa Garufi, explica que o uso da primeira pessoa, tanto do singular quanto plural, é típico dos textos narrativos, que não é o estilo de texto permitido no Enem.
A recomendação da professora é sempre utilizar a terceira pessoa do singular ou plural (ele/eles). Isso porque a redação deve ser objetiva e impessoal. Ao utilizar frases como “eu acho” ou “na minha opinião” em seu texto, demonstra aos corretores que sua posição não está embasada em argumentos sólidos.
“No Enem, a primeira pessoa só pode ser usada em casos de citação e sempre utilizando aspas. Na hora da argumentação, é preciso utilizar a terceira pessoa”, alerta a professora Sandra.
Caso o candidato use pronomes como da primeira pessoa do singular ou plural, como eu, me, mim, meu/minha e comigo ou nós, nos, nosso ou conosco, ele pode perder pontos em sua redação.
Algumas pessoas tem me marcado para ajudar na correção de suas redações e vejo recorrentemente este erro.

P1 - Cuidado ao usar Simone de Beauvoir, costuma s[…]

P1: - "de forma social" é redundante - A[…]

Violência contra mulher

Infelizmente a violência contra a mulher na socied[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.