- 05 Out 2022, 16:00
#100260
Atualmente no Brasil, existem cerca de 108 instituições zoológicas, que tem como objetivo contribuir com a educação ambiental. Entretanto, zoológicos são vistos como ambientes de preservação ou de desrespeito animal? A carência de uma saúde animal de qualidade nesses ambientes junto a necessidade de cada espécie respondem essa pergunta.
Em princípio, é possível analisar em zoológicos que a saúde do animal não é uma prioridade para essas instituições. Conforme uma pesquisa do IBAMA de 2016, de 111 dos zoológicos brasileiros, 77 são inadequados. Ou seja, apresentam ambientes inapropriados para o bem estar animal, negligenciando as idéias de preservação que os zoológicos devem seguir.
Além disso, os zoológicos não suprem a necessidade individual de cada espécie, pesquisas apontam que animais exóticos são mantidos em ambientes inadequados, podendo gerar vários problemas aos animais. Tal fato está cada vez mais agravante e exige uma intervenção.
Em virtude dos fatos mencionados, cabe ao IBAMA, junto ao Ministério de Meio Ambiente ampliar a fiscalização sob a saúde animal em zoológicos, através de visitas e instruções direitas às instituições, a fim de capacitar os zoológicos e proporcionar um ambiente cada vez mais apropriado para todas as mais diversas espécies. Dessa maneira os zoológicos podem ser vistos como ambientes ideias de preservação.
Em princípio, é possível analisar em zoológicos que a saúde do animal não é uma prioridade para essas instituições. Conforme uma pesquisa do IBAMA de 2016, de 111 dos zoológicos brasileiros, 77 são inadequados. Ou seja, apresentam ambientes inapropriados para o bem estar animal, negligenciando as idéias de preservação que os zoológicos devem seguir.
Além disso, os zoológicos não suprem a necessidade individual de cada espécie, pesquisas apontam que animais exóticos são mantidos em ambientes inadequados, podendo gerar vários problemas aos animais. Tal fato está cada vez mais agravante e exige uma intervenção.
Em virtude dos fatos mencionados, cabe ao IBAMA, junto ao Ministério de Meio Ambiente ampliar a fiscalização sob a saúde animal em zoológicos, através de visitas e instruções direitas às instituições, a fim de capacitar os zoológicos e proporcionar um ambiente cada vez mais apropriado para todas as mais diversas espécies. Dessa maneira os zoológicos podem ser vistos como ambientes ideias de preservação.