Por Juniin
Tempo de Registro Quantidade de postagens
A Carta Magna destaca a relevância dos direitos sociais de modo geral. Contudo, esse ideal, infelizmente, não é bem aplicado no contexto da marginalização de comunidades e povos tradicionais no Brasil, dado que essas coletividades não são respeitadas no que tange à cultura e à moradia. Diante disso, a insuficiência legislativa e o silenciamento são fatores que configuram esse nefasto cenário no corpo social.

Em primeiro plano, a falta de eficiência das leis, no que se refere às ações afirmativas, agrava o entrave. De acordo com o escritor Gilberto dimenstein, em sua obra "O Cidadão de Papel" os direitos constitucionais do cidadão operam na teoria, porém a prática é falha. Nessa perspectiva, embora o texto constitucional dê a devida importância aos direitos sociais de forma teórica, é bem visível que essa ideia não é realmente aplicada no contexto do problema citado, pois os órgãos públicos não providenciam políticas públicas que colaborem para a preservação dos direitos dos povos tradicionais. Nesse sentido, os agentes estatais mencionados devem, certamente, sair desta postura pífia de indiferença diante da problemática, promovendo a integração social dessas comunidades.

Outrossim, o escasso debate acerca do entrave é um grande obstáculo. Segundo o filósofo Habermas, a linguagem é uma forma de ação. No entanto, essa virtude da comunicação não é bem exercida diante da negligência de direitos dos povos tradicionais, visto que as entidades governamentais e a população não discutem sobre medidas e estratégias para mitigar essa problemática devastadora. Logo, é de extrema importância que os agentes citados saiam desta conduta altamente passiva de aceitação do problema, por meio de atitudes e diálogos efetivos, respeitando-se a grande importância cultural e histórica dos povos tradicionais.

Em suma, medidas são necessárias para resolver o entrave. Para que isso ocorra, o Poder Público deve promover políticas públicas afirmativas, por intermédio da efetivação dos direitos constitucionais, como moradia e cultura, com uma maior destinação de verbas públicas que preserve os artefatos históricos e a cultura dos povos tradicionais, como os indígenas e os quilombolas, com o objetivo de estabelecer a promoção do respeito quanto à cultura dessas comunidades. Sendo assim, os direitos constitucionais desses grupos sociais operarão na prática, não se restringindo à teoria, como prevê Dimenstein. Ademais, a comunicação será usada de maneira correta com uma postura ativa, conforme destaca Habermas.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Por Juniin
Eu escrevi Dimenstein com letra minúscula, mas foi erro de digitação msm
0
Por annaclara012
Eu achei perfeita 1000000000 parabéns!
0
Por annaclara012
Redação riquíssima, perfeitamente estruturada e argumentada. Só poderia ser 1000! Arrasou!
0
Por Juniin
Muito obrigado, Anna!! Seria um sonho tirar um 1000 kkkkkkkkk
0
Por julialoula
Redação incrível!
0
Por JChaves2021
@Juniin vc pode corrigir minha redação? Agradeço 🤝
0
Por Juniin
@JChaves2021, cara, mais tarde, eu vou ficar mais livre, depois das 22 horas. Eu vou corrigir a sua também
0
Por henrique1827
Simples e ao mesmo tempo rica em argumentos. Você tira 920 a 960.
0
Minha redação 2025

A Constituição Federal de 1988 prevê em seu artigo[…]

Nos dias atuais, a construção do pensamento crític[…]

Desigualdade social no Brasil

A desigualdade social no Brasil é um problema hist[…]

A crescente incidência de transtornos mentais na s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.