- 16 Abr 2023, 10:27
#113771
Segundo o CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) todo animal tem direito a liberdade. No debate sobre os zoológicos, a liberdade é um dos pontos principais, afinal, os animais em cativeiro perdem seus instintos e são detidos em um ambiente reduzido.
Os pró zoológicos argumentam sobre a preservação das espécies, alguns poucos exemplares de animais em risco de nos zoológicos. Entretanto o custo desse meio de preservação é alto, os animais tendem a ser treinados para se manter dóceis, evitando acidentes com o público e cuidadores. Em meio ao ambiente dos zoológicos, os animais são educados de maneira que se tornam atrações de animação para os visitantes. Comportamentos anormais, fora dos instintos naturais de cada animal.
Além da perda de seus instintos, os zoológicos proporcionam ambientes reduzidos para o desenvolvimento das espécies. Animais silvestres não estão preparados para viver em cativeiro, por não serem domesticados, não se reproduzem bem fora de seus habitats, têm estresse maior, o que afeta sua saúde. Em cativeiro um grande predador como o leão não exerce o mesmo papel que tem na selva, não impõe sua superioridade na cadeia alimentar, porque assim como os demais animais, não está dentro do ecossistema ideal.
Diante desses fatos, percebe-se que os zoológicos não são ambientes adequados, já que animais não são atrações de circo. Sendo assim, o Ministério do Meio Ambiente, através do IBAMA, deve intervir, conscientizando o corpo social do quão os zoológicos são degradáveis aos animais, deve também criar mais santuários, a fim de que as espécies vivam de acordo com sua natureza, para que os animais silvestres, espécies em risco de extinção possam viver livremente e reaprender a viver em seus habitats.
Os pró zoológicos argumentam sobre a preservação das espécies, alguns poucos exemplares de animais em risco de nos zoológicos. Entretanto o custo desse meio de preservação é alto, os animais tendem a ser treinados para se manter dóceis, evitando acidentes com o público e cuidadores. Em meio ao ambiente dos zoológicos, os animais são educados de maneira que se tornam atrações de animação para os visitantes. Comportamentos anormais, fora dos instintos naturais de cada animal.
Além da perda de seus instintos, os zoológicos proporcionam ambientes reduzidos para o desenvolvimento das espécies. Animais silvestres não estão preparados para viver em cativeiro, por não serem domesticados, não se reproduzem bem fora de seus habitats, têm estresse maior, o que afeta sua saúde. Em cativeiro um grande predador como o leão não exerce o mesmo papel que tem na selva, não impõe sua superioridade na cadeia alimentar, porque assim como os demais animais, não está dentro do ecossistema ideal.
Diante desses fatos, percebe-se que os zoológicos não são ambientes adequados, já que animais não são atrações de circo. Sendo assim, o Ministério do Meio Ambiente, através do IBAMA, deve intervir, conscientizando o corpo social do quão os zoológicos são degradáveis aos animais, deve também criar mais santuários, a fim de que as espécies vivam de acordo com sua natureza, para que os animais silvestres, espécies em risco de extinção possam viver livremente e reaprender a viver em seus habitats.