Querida Laura do futuro,
Espero que, ao ler esta carta, você esteja bem e feliz com as escolhas que fez. Hoje estou escrevendo ainda como adolescente, cheia de sonhos e expectativas, imaginando como será minha vida daqui a dez anos.
Desejo que você já tenha realizado o grande sonho de cursar Medicina, aquele que hoje parece tão distante, mas que sei que, com esforço e dedicação, será possível conquistar. Imagino você estudando muito, salvando vidas e sentindo orgulho da trajetória que trilhou. Que não tenha desistido diante das dificuldades e que sempre se lembre de onde veio e de quem esteve ao seu lado.
Também espero que, além da carreira, você tenha construído uma vida equilibrada, cercada de pessoas que ama e que a apoiam. Que tenha amigos verdadeiros, momentos de alegria em família e também tempo para cuidar de si mesma, seja com hobbies, viagens ou simplesmente descansando depois de um dia longo de trabalho.
Quero acreditar que você se tornou uma mulher forte, independente e confiante, inspirando-se sempre no exemplo da nossa mãe, que com tanta garra, amor e dedicação mostrou o valor da persistência e do cuidado com os outros. Que, assim como ela, você nunca tenha perdido a sensibilidade e o carinho que sempre foram parte de sua essência. Espero que continue valorizando as pequenas conquistas e celebrando cada passo dado.
Se por acaso algo não saiu como planejado, não se culpe. A vida nem sempre segue o roteiro que desenhamos, mas acredito que você aprendeu a se adaptar e a encontrar novos caminhos. O mais importante é nunca deixar de sonhar e de lutar por aquilo que acredita.
Enfim, desejo que ao reler estas palavras você sorria, reconhecendo a jovem sonhadora que sempre acreditou em você. Que essa carta seja um lembrete do quanto já caminhou e do quanto ainda pode conquistar.
Com carinho,
Laura
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Principais erros por competência: C1: uso de “Medicina” com inicial maiúscula; ajuste de norma: medicina (curso) em minúscula. Ex.: “cursar medicina”. Possível outra melhoria: revisar pontuação em algumas longas orações. C2/C3/C4: estrutura bem desenvolvida e coesa, com foco no eu futuro. Sugestões de melhoria: fortalecer a tese no início e manter o posicionamento ao longo do texto; usar conectivos mais variados para progression lógica (por ex.: Além disso, consequentemente, por fim). C5: ausência de proposta de intervenção com agentes, ações, meios e finalidades. Sugestão prática: inserir um bloco final com, por exemplo: “Agent: eu; Ação: criar um plano de saúde/estudo; Meio: diário e rede de apoio; Finalidade: garantir equilíbrio e bem-estar.”
Para receber uma correção mais completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.