Avatar do usuário
Por Hyque
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#127337
A célebre obra modernista "Abaporu" — publicada em 1928 — da renomada artista e pintora Tarsila do Amaral, evidencia em uma de suas interpretações a ausência de discernimento analítico da população. Para além da obra, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea a questão da violência contra a pessoa idosa e, amiudadamente, semelhante ao expressado pela artista, visto que a falta de pensamento crítico é um dos pilares para a potencialização do entrave. Logo, tanto a maldade humana quanto a omissão estatal são os suscitadores do problema.

Em primeira análise, é imperioso destacar a hostilidade social como um dos fatores dá óbice. Nesse sentido, Hannah Arendt — expoente filósofa alemã — desenvolveu o conceito de "Banalidade do mal", segundo o qual as sociedades modernas praticam condutas cruéis sem perceber. Sob essa lógica, a prática da violência contra o idoso na sociedade brasileira manifesta a maldade humana denunciada por Arendt, na medida em que a população idosa está altamente exposta á práticas de abusos no meio social, seja física ou psicologicamente. Assim, não é razoável que o Etarismo — agressão contra a pessoa idosa — se entrelace em um país que almeja torna-se nação desenvolvida.

Além disso, a desigualdade é outro fator que potencializa o Impasse. A esse respeito, em 1976, Noberto Bobbio — expoente filósofo italiano — desenvolveu o "Dicionário de Política", no qual o Estado deveria não apenas garantir os direitos básicos, a exemplo da segurança, mas também assegurar que a população usufrua na prática. Todavia, não há medidas de políticas públicas eficientes para interromper o comportamento violento e discriminatório contra os idosos, haja vista que o Estado não trabalha na execução de leis que zelam pelo bem-estar da terceira idade. Assim, enquanto a exclusão for a regra, tampouco haverá a segurança.

Portanto, há de se combater a violência contra a pessoa idosa no Brasil. Para isso, é necessário que o Governo Federal — sistema fundamental da democracia — deve desestimular a maldade humana associada ao comportamento violento contra a população idosa, por meio da criação e fortificação de leis eficazes voltadas para a inclusão e proteção contra populações minoritárias, a exemplo da lei que puni justamente práticas consideradas nocivas, como a violência. Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar o Estado e a sociedade, promovendo á estabilidade social e garantindo que a falta de pensamento crítico da população — como citado em "Abaporu" — seja, enfim, moldada.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por keilane86
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#127699
Ortografia e acentuação:
-"á" em "á práticas" deve ser substituído por "à".
-acento agudo em " promovendo á estabilidade social " quando o "a" tem função de artigo.
-"Noberto" deve ser substituído por "Norberto", é um pequeno erro por falta de atenção , mas seu repertório está bom !
Concordância:
"as sociedades modernas praticam condutas cruéis sem perceber" deveria concordar em número com "sociedades", então seria "as sociedades modernas praticam condutas cruéis sem perceberem". eu sei que fica estranho
Sintaxe:
A frase "Por isso, é necessário que o Governo Federal — sistema fundamental da democracia — deve desestimular a maldade humana associada ao comportamento violento contra a população idosa" pode parecer redundante. Pode ser reescrita como "Portanto, o Governo Federal, sistema fundamental da democracia, deve desestimular a maldade humana associada ao comportamento violento contra a população idosa".
Pontuação:
Em "Por isso, é necessário que o Governo Federal — sistema fundamental da democracia — deve desestimular...", o travessão não é necessário, pois ele já foi utilizado antes. A frase pode ser corrigida removendo o travessão ou substituindo-o por vírgula.
0

Em sua obra "O Cidadão de Papel", Gilber[…]

Na canção "sem saída" descreve o dia a d[…]

A execução da nova lei nº 15100/2025, sancionada n[…]

Na telenovela nacional “Malhação-Viva a Diferença”[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.