Diante disso, o famoso ditado "bater para educar" deixa de ser verdade e deve-se entender que apenas um diálogo ou até mesmo compreendendo as necessidades de seu filho, possa ser criado um ambiente familiar saudável, violência é crime e precisa ser levada a justiça, para dar a voz aqueles que tanto sofrem em silêncio, como é citado pela OMS.
Além da violência física, é conveniente recordar-se de que são inúmeras as categorias desse crime, podendo conter agressões verbais, sexuais, psicológicas dentre outras, como reportado pela lei 13.431/2017 é estabelecido um sistema de garantia de direito para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
Portanto, a justiça deveria levar adiante mais campanhas de apoio para essas vítimas, podendo proporcionar uma ajuda mais eficaz, colocando psicólogos em ambientes frequentados diariamente, como nas escolas e trabalhos, o profissional deverá analisar os comportamentos do menor, percebendo se a sinais de agressão ou reações de medo, considerando assim, uma visita particular em sua residência. Como diz João Paulo II, "A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano".
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Principais erros: vícios de norma padrão (faltas de artigo, crase, concordância) em trechos como “a violência é crime” e “levada a justiça”; uso inadequado de sinais de pontuação e frases longas que comprometem a coesão. Sugestões: reescrever com clareza: “a violência contra crianças e adolescentes é crime e deve ser levada à justiça”, “estabelece a Lei nº 13.431/2017”… Melhorar o vínculo entre ideias com conectivos (além disso, portanto, contudo). Proposta de intervenção: indicar claramente agentes (Estado/escolas), ações (ampliação de atendimento), meios (redes de proteção) e finalidade (garantir direitos e proteção). Ex.: “O Estado deve instituir equipes multiprofissionais nas escolas para identificar sinais de violência e encaminhar as vítimas aos serviços de proteção, com finalidade de resguardar a dignidade humana.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.