Avatar do usuário
Por SoPi
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#119154
No Livro "Eleonor e Park" escrito pela Raibow Rowell, Eleonor, a protagonista, convive diariamente com a violência doméstica sofrida pela sua mãe cujo namorado é abusivo. Nesse sentido, o cenário de violência contra mulher não se prende apenas à ficção, perpetuando na sociedade brasileira através de diversos preconceitos e estigmas acerca dos gêneros binários. Desse modo, dois fatores que se destacam na persistências da violência contra mulher: A presença do patriarcado e a deturpação do que é "masculino".
De acordo com a pesquisadora Marlise de Matos, o patriarcado é um sistema social a qual subordina a mulher à favor dos desejos impostos pelo homem, o que gera uma dezumanização dessa. Desse modo, o sistema patriarcal priva, de certa forma, os direitos da mulher.Haja vista que a vítima é objetificada e por fim cria-se um falso senso de libertinagem sobre as mulheres. A Partir disso, a violência contra mulher é naturalizado e os seus direitos não são cumpridos de maneira eficaz.
Ademais, o livro "A Canção de Aquilles" escrito pela Madel Miller, traz em sua narrativa, os personagens Aquilles e Patroclus, os quais são obrigados pelos deuses gregos a participar da guerra de troia na esperança de não serem esquecidos. Sob esse prisma, a trama mostra a perda do caráter pacífico e emocional dos personagens, tendo em vista que esses traços eram sinal de fraqueza e desonra no contexto da Ficção histórica. Assim, na realidade verde-amarela, tal estereotipação se configura como uma masculinidade tóxica para a sociedade, pois compreende-se que ser homem na sociedade embute se afastar do que é feminino - expressar emoções, não ser agressivo e ser pacífico. Por conseguinte, isso gera uma gama de tratamentos misóginos, tendo em vista a diminuição da "honra" feminina.
Portanto, entende-se que para haver a anulação da perpetuação da violência contra mulher, O Estado, órgão de conjuntura política cujo papel é de proteger a cidadania e integridade dos indivíduos, deve promover projetos em escolas que falem sobre a problemática por meio de políticas públicas com o fim de conscientizar as mazelas e causas do machismo e da violência contra mulher além de oferecer apoio à possíveis vítimas desse tipo de violência. Dessa Forma, a sociedade brasileira evoluirá para uma sociedade mais justa.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

A cidadania e participação social tem um papel es[…]

Doenças Mentais

Doencas mentais pode ser visto como um Problema na[…]

Na obra “Utopia”, de Thomas More, é retratada uma […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.