Nesse viés, a escassez de seguridade é uma grande problemática para essa temática, visto que as mulheres são alvos dos abusadores por terem mais vulnerabilidade, optando por não ir em certos lugares. Isso vai de encontro a Constituição Federal de 1988, uma vez que garante a segurança e a proteção ao ser humano, acarretando, portanto, o medo e a insegurança.
Além disso, a negligência de legislação também contribuiu para o problema desse tema, pois, as mulheres perdem forças judiciais e as suas opções de fala no meio das autoridades que prendem os criminosos e os soltam. Exemplo disso é a Maria da penha que não obteve voz em meio a violência, fazendo o agressor ficar livre, provocando, dessa forma, mais vítimas.
Diante disso, é preciso que o governo promova a segurança por meio de mais policiamento e leis que assegurem as mulheres de defender suas falas para não se calar e sofrer. A partir dessas ações a persistência da violência contra a mulher será uma realidade amenizada no Brasil
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O autor demonstra um bom domínio da norma culta, mas há pequenos erros, como "Basileira" em vez de "Brasileira" (Competência 1). O tema é abordado de forma pertinente e coerente, com argumentos claros (Competência 2). As ideias estão bem relacionadas, embora alguns trechos possam ser melhorados para maior clareza. Por exemplo, "as mulheres perdem forças judiciais e as suas opções de fala no meio das autoridades que prendem os criminosos e os soltam" poderia ser reescrito para maior clareza (Competência 3). A proposta de intervenção está presente, mas poderia ser mais detalhada. Por exemplo, como seria esse aumento de policiamento? Quais seriam as leis propostas? (Competência 4). O autor demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (Competência 5). Para melhorar, sugiro revisar a redação para corrigir pequenos erros e aprimorar a clareza e detalhes da proposta de intervenção.