Avatar do usuário
Por Rosario2
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#123026
A Constituição Federal brasileira, promulgada em 1988, garante, em seu artigo sexto, uma série de direito sociais. Dentre eles, está o direito à segurança, juntamente com todos os elementos que o permeiam. No entanto, apesar de tal garantia, o que se percebe, na sociedade brasileira atual, é a não aplicação desse direito na prática, visto que ainda não há caminhos para combater os efeitos da violência contra os idoso no Brasil, fazendo com que seja um problema expressivo, que se sustenta pelo silenciamento social e a falta de consciência coletiva.

É relevante abordar, primeiramente, que o silenciamento social é uma das razões pela qual o problema persiste. Em consonância a isso, a escritora brasileira Martha Medeiros, discorre em uma de suas obras, sobre a falta de debate social, afirmando que o indivíduo silencia aquilo que ele não quer à tona. Desse modo, é notório a relação da afirmação da autora e a questão das consequências sobre a agressão contra anciões no Brasil, já que o Estado mantém essa questão, pois seu debate trará a exposição de muitos reveses e a fundamentação de incontáveis sequelas, das quais, seus responsáveis, não demostram capacidade para dirimir.

Ademais, a falta de consciência social é causa secundária do problema. Nessa lógica, o filósofo, Karl Marx, teceu diversas críticas em suas obras sobre a atuação governamental em relação à educação cidadã nas sociedades. Em se tratando dos impactos da violência contra pessoas mais velhas, é possível perceber que as críticas de Marx se fundamenta pois, o Estado brasileiro não promove a conscientização social em nenhuma de suas instâncias, como escolas ou os meios de comunicação, ferindo, assim a cidadania e as garantias constitucionais.

Por fim, medidas são necessárias para a resolução do cenário. O Ministério da Educação, por meio de palestras nas escolas e universidades, deve criar campanhas de debate social, que possibilite a discussão de assuntos silenciados socialmente como o ataque abusivo contra seniores. Tais debates devem extrapolar o espaço acadêmico, com transmissões ao vivo pelas redes sociais, por exemplo, para aumentar a possibilidade de discussão e para toda sociedade tenha conhecimento do assunto. Espera-se, dessa forma, que o tema deixe de ser um assunto oculto e tenha possibilidade de ser minimizado. Assim, as garantias sociais da Constituição Federal brasileira terá eficácia plena no presente.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por Rosario2
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#123057
CORRIJA POR FAVOR
0
A Fome no Brasil

No que concerne à fome no Brasil é um problema não[…]

A inclusão de pessoas com deficiência física são r[…]

empregadas domésticas

Em pleno século XXI, um assunto em alta é "De[…]

No contexto brasileiro, muito se debate sobre medi[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.