Avatar do usuário
Por laisviana25
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#96914
Ao analisar os comportamentos da sociedade atual, conclui-se que as leis do Estatuto do Idoso não são aplicadas no dia a dia. Diversos tipos de violência são vividas pelos idosos em seu cotidiano, a exemplo disso temos a violência simbólica, conceito estabelecido pelo sociólogo Pierre Bordieu em sua obra "O Poder Simbólico".
O artigo 9 do Estatuto, assegura aos idosos, por lei, a dignidade, respeito e liberdade. No entanto, o preconceito e impaciência dos jovens atuais alimenta diariamente o sofrimento da terceira idade por meio de agressões sejam elas físicas ou verbais. Desde 1970 Simone de Beauvoir já consumava o fato de que os idosos seriam menosprezados, tratados como minorias. Esse conceito foi nomeado como invisibilidade social em sua obra "A velhice".
Segundo Bordieu, existe uma violência considerada "invisível", ou seja, sentida apenas pela vítima. A agressão ocorre por exemplo, quando um cuidador estigmatiza o idoso o tratando como criança ou como um inválido fazendo com que sua autoestima seja afetada . São diversos os casos de abandono, falas preconceituosas e estigmatizações sofridas por pessoas idosas. Casos esses, nomeados como Violência Simbólica já que afeta simbolicamente os sentimentos, muitas vezes de forma imperceptível.
Diante do exposto, pode-se concluir que a falha por parte das esferas governamentais em relação a proteção da terceira idade trará futuros danos para uma sociedade majoritariamente velha. É preciso que em conjunto a sociedade, o governo forneça uma melhor infraestrutura e serviços de saúde que em parceria ao carinho e respeito resultarão em uma vida mais digna aos idosos.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

A matriz africana,no Brasil vem sofrendo desedalha[…]

A Constituição Federal de 1988 — lei suprema e fun[…]

saúde mental na sociedade moderna

Zygmunt Bauman defende que " vivemos tempos l[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.