Sob esse viés, é imperativo destacar a falta de empatia como um dos fatores que validam a persistência da problemática. Nessa lógica, Zygmunt Bauman expressa que, em tempos de modernidade líquida, as relações se formam com rapidez e inconstância e, consequentemente, o descaso com o próximo se torna ordinário. De fato, o pensamento do sociólogo reflete em como a normalização da violência doméstica no ambiente familiar, muitas vezes negligenciada por valores culturais, prioriza o contexto de desigualdade e poder entre os gêneros quando o foco deveria ser relacionado às pessoas que estão em um momento frágil. Logo, é inaceitável que a volatilidade impacte os indivíduos de modo a desorganizar as esferas da vida social como o amor ao próximo.
Ademais, importante ressaltar a ausência de ações governamentais como promotora do problema.De acordo com Nicolau Maquiavel, no livro "O Príncipe", para se manter no poder, os governantes devem operar em busca do bem universal. No entanto, percebe-se que, no território nacional, há a recorrência de obstáculos que atrapalha ○ desenvolvimento do combate a violência doméstica, já que o Estado, mesmo sendo responsável por prover instrução aos seus cidadãos, não cumpre ○ seu devido papel. Desse modo, é inadmissível que tal situação se perpetue, pois traz consequências gravíssimas, como ○ aumento da violência doméstica.
Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver a questão da violência doméstica no País. Para tanto, o Governo, em parceria com 0 MEC, deve financiar projetos educacionais nas escolas, por meio de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre os professores e alunos. Nesse sentido, o intuito de tal medida deve ser o diagnóstico das carências de cada ambiente escolar e a erradicação da violência doméstica. Dessa forma, a ação iniciada no presente será capaz de modificar o futuro de toda a sociedade brasileira.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta boa argumentação e está bem estruturado. No entanto, há erros gramaticais como a falta de espaço após pontos finais e vírgulas (ex.: "problema.De acordo com"), uso incorreto de artigo definido ("a violência doméstica" em vez de "à violência doméstica") e o uso do símbolo '0' no lugar da letra 'o' em "com o MEC". Para melhorar a coesão, sugere-se reescrever trechos para maior clareza, como substituir "promove mais um impasse" por "gera um desafio adicional". A proposta de intervenção é clara, mas poderia detalhar mais o papel dos agentes envolvidos.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.