Em primazia, a percepção condenável da segurança da mulher na sociedade é nítida. Nesse sentido, cabe a Lei n.º 11.340 dada ao nome de Lei Maria da Penha, onde promete a punição do agressor e a segurança da mulher, mas nessas situações as vítimas nem sempre estarão seguras, pois a maioria dos agressores tentam manter vínculo ou contato, sendo eles, com algum familiar, amigo ou perseguições nas ruas ou em redes sociais, diante a vítima. Dessa forma, acaba demonstrando que a violência doméstica não é uma simples ameaça e sim claramente algo lamentável e dolorido.
Outrossim, é que a cada ano 2 milhões de mulheres são agredidas por maridos ou namorados. Assim fazendo enxergar o silenciamento desse quadro crítico, apresentando que o relacionamento abusivo é o começo de uma agressão e que por mais sendo seu companheiro afetivo o modo de agressão é vulnerável, sendo elas, psicológica, física ou verbal. Além disso, mesmo com leis e direitos esse ato lamentável continua em excesso , tomando essa situação cada vez mais deplorável, lamentando o pedido de ajuda em questão da manipulação do agressor.
Considerando os pontos abordados,a violência doméstica não pode ser apenas uma bandeira, mas sim um movimento coletivo que envolva a todos, sendo assim é necessário fazer campanhas, projetos, publicações, manifestações, palestras onde envolva o assunto da violência doméstica. Dentre isso, regularizando o mode de vida da mulher e os direitos que pertencem á ela, elevando a confiança de viver sem o medo de ser mais uma vítima.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta erros de norma e coerência. Por exemplo, na Competência 1 há problemas de grafia e pontuação (“mode de vida” em vez de “modo de vida”, “abordados,a” sem espaço, uso inadequado de acento em “á” para “à”) e omissão de artigos (“canção 'Rosas'" poderia ser “a canção ‘Rosas’”). Na Competência 2 e 3, nota-se certa repetição e imprecisão na argumentação, com dados pouco interligados. Na Competência 4, os conectivos são usados de forma repetitiva e nem sempre adequados. Por fim, na Competência 5 a proposta, apesar de mencionar campanhas e projetos, é vaga quanto ao agente, à ação, aos meios e à finalidade; recomenda-se especificar, por exemplo: “O Estado, por meio de campanhas de conscientização e orientação jurídica em centros de apoio, promoverá a segurança e o empoderamento das mulheres”.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.