Primeiramente, A Constituição Federal de 1988, assegura em seu artigo 6º o direito à segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, na prática, é completamente diferente, visto que a ineficiência governamental é uma das principais propulsoras da problemática. Por conseguinte, a partir do momento que o Estado é passivo e negligente, a taxa de mortalidade do país sobe, haja vista que a falta de políticas públicas corrobora com o problema, resultando em milhares de jovens mortos, nas áreas mais vulneráveis do país. Desse modo, a postura governamental vigente acentua a problemática.
Outrossim, é importante salientar o silenciamento midiático como propulsor da entrave. A obra "Utopia" do escritor inglês Thomas More retrata uma sociedade perfeita, sem conflitos e problemas. Entretanto, externo à literatura, esse cenário não é condizente com a realidade brasileira. Pois, os veículos de comunicação não dão visibilidade para essa causa, o que colabora com o desafio a ser enfrentado. Sob esse viés, a ausência de campanhas e de reportagens que alertem sobre o assunto, coopera com o óbice. Assim, é necessário que isso seja mudado, urgentemente.
Portanto, são necessárias intervenções capazes de mitigar o obstáculo. Para isso, o governo - agente responsável por zelar pela nação - deve desenvolver projetos em lugares mais vulneráveis, como comunidades e investir em políticas públicas que auxiliem na segurança desses lugares. Ademais, os veículos de comunicação e influenciadores digitais, devem alertar seu público e a população no geral, por meio de campanhas de conscientização juntamente com o órgão governamental. Dessa maneira, a situação sairia da invisibilidade e soluções seriam encontradas, como fala Djamila.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
O texto apresenta uma boa argumentação, mas peca em alguns aspectos de coesão e clareza. Para melhorar, revise a primeira frase do segundo parágrafo: "A Constituição Federal de 1988 assegura em seu artigo..." poderia ser reescrita para "A Constituição Federal de 1988 garante, em seu artigo...", eliminando a vírgula desnecessária. Além disso, ao falar sobre o silenciamento midiático, seria interessante detalhar mais como essa falta de visibilidade impacta as políticas públicas. Por fim, ao propor intervenções na conclusão, certifique-se de que todos os elementos da proposta (agente, ação e meio) estejam claros e bem definidos.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.