Sob este viés, é imperioso verificar que a negligência governamental está presente nessa problemática. Nessa perspectiva, o pensador Thomas Hobbes afirma que o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Todavia, isso não ocorre no Brasil, pois a falta de investimento em infraestrutura, falhas na sinalização e superlotação nas vias e estradas de acesso, é violação do direito ao trânsito seguro. Assim, as funções estatais são descumpridas, agravando o empasse.
Outrossim, motoristas de baixa experiência nas pistas, é outro fator constituinte para intensificar tal óbice. Nesse sentido, é preciso atentar à necessidade de mais visibilidade na educação do trânsito. Segundo o artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro, tudo começa pelos ensinamentos infantis, seguindo até o ensino médio e universitário. Tal conceito é para que o motorista saiba a melhor forma de conduzir o veículo, atentando-se no clima, trajeto e seu próprio humor, o que pode prevenir acontecimentos da contemporaneidade -acidentes e conflitos em vias de trânsito-
Portanto, é imprescindível que meios sejam criados para intervir a problemática. É necessário que o Governo Federal - Órgão responsável por administrar todo o território nacional- aja fazendo políticas públicas para aumentar as aulas e palestras sobre educação de trânsito, por meio de verbas governamentais a fim de tornar o trânsito um ambiente seguro. Dessa forma, o Brasil poderá se tornar uma Federação mais justa e consciente.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Na Competência 1, erros incluem "empasse" (devendo ser "impasse"), uso incorreto de vírgulas em "superlotação nas vias e estradas de acesso, é violação", e a expressão "intervir a problemática". Sugiro corrigir para “superlotação nas vias e estradas de acesso é uma violação” e “intervir na problemática”. Na Competência 4, faltam conectivos para maior fluidez. Poderia usar “Além disso” antes de introduzir novos argumentos. A proposta de intervenção está completa com detalhamento adequado.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.