Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental com fator agravante da negligência estatal no Brasil. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto " As cidadanias mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutadas. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distância a população negligência dos direitos constitucionalmente garantidos, à medida que a desigualdade social aumenta afeta povo carente, não tendo acesso a saúde levando as compras em risco a saúde, como doenças infecciosas e físicas. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligênciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática.
Ademais, ressata-se que grande espera para atendimento potencializa a questão da falta da reivindicação pela saúde pública no Brasil. Nesse viés, segundo a legislação do sus n° 8.080/90 " A lei regula os serviços de saúde em todo território nacional ". Diante de tal exposto, que a saúde seja um direito fundamental do ser humano. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ação sociais efetivas no que tange à reversão desse contexto, fragilizado, com isso a cidadania plena país. Consequentemente, tempos de espera prolongados podem destruir a confiança no sistema de saúde, onde os pacientes se preocupam se receberão os serviços de que necessitam o tempo. Dessa forma, é imprescindível combater o grande espera para atendimento, visto que é uma das causas fundamentais do problema.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas govemamentais que alterem o quadro a falha da reivindicação pela saúde pública no Brasil. Portanto, cabe ao estado- em sua função de promotor do bem-estar social- investir na saúde para resolver problema sociais, mediante de investimento de uma melhoria. Além disso, faz-se necessário que governo, realize campanha de prevenção como mutiroes de vacinação e orientações sobre doenças, por meio de evitar pressão sobre esse tipo de atendimento. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, poder-se-á mitigar a cegueira moral que permeia a falha da reivindicação pela saúde pública no Brasil.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.