Avatar do usuário
Por KelveSilva
Quantidade de postagens
#131921
O Brasil atualmente, é um dos países com maior diversidade étnica e cultural do mundo. Apesar disso, a sociedade ainda enfrenta problemas em aceitar toda essa pluralidade que faz parte do nosso dia a dia. Sendo as principais causas dessas dificuldades tanto as convenções sociais eurocêntricas, quanto a ineficácia educacional em promover uma compreensão da importância que há na diversidade.
Em primeiro plano, é importante enfatizar os ideais eurocêntricos estabelecidos na sociedade brasileira como agravantes na dificuldade em conviver com as diferenças. No século XVI houve a descoberta do Brasil feita pelos portugueses, que construíram a sociedade segundos seus próprios ideais e crenças. Apesar disso, vários povos de culturas distintas já faziam parte desse território e outras foram trazidas logo depois, e como consequência, as convenções sociais criadas a partir das ideologias europeias acabaram por escantear e menosprezar outras etnias. Dessa forma, a sociedade brasileira com sua visão eurocêntrica, acaba por se distanciar daqueles que seguem culturas alheias.
Ademais, nota-se o fracasso das instituições educacionais brasileiras em evidenciar a importância da pluralidade cultural. Segundo Djamila Ribeiro, para encontrar soluções para uma realidade, é necessário primeiro tirá-la da invisibilidade. Nesse contexto percebe-se a importância das escolas em ensinar os mais jovens não só a conviver com as diferenças, mas também respeitá-las, pois é através da educação que a sociedade irá perceber a existência de tal desafio que por muitos passa despercebido. Portanto, a falta de iniciativa escolar em ensinar as pessoas a conviverem com a diversidade cultural atua no escaneamento sofrido por diversas culturas.
Destarte, uma solução para a problemática é necessária. Para isso o Ministério da Educação (MEC), deve por meio das escolas criar um projeto chamado de "conviver no dia a dia" que busque ensinar os alunos sobre a importância que a diversidade cultural tem sobre o Brasil, a fim de gerar uma maior compreensão sobre as diferenças culturais, e tendo em mente a alta capacidade dos mais jovens de alterar os moldes sociais. Dessa maneira, a sociedade há de aprender a conviver com a pluralidade cultural.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
800
pontos
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear
Comentários
Parabéns! Seu texto possui um excelente domínio da norma-padrão da língua portuguesa (Competência 1) e compreende bem a proposta de redação, aplicando conceitos relevantes para desenvolver o tema (Competência 2).

No entanto, na Competência 3, você poderia ter incluído mais fatos, informações e argumentos para apoiar seu ponto de vista. Por exemplo, você menciona que a "ineficácia educacional" é uma das principais causas dos problemas de convivência com a diversidade, mas não fornece dados ou exemplos específicos para apoiar essa afirmação.

Em relação à Competência 4, seu texto é geralmente coerente, mas há algumas falhas na coesão. Por exemplo, o termo "escaneamento" parece estar fora de contexto. Talvez você quisesse dizer "escanteamento" ou "marginalização".

Quanto à Competência 5, sua proposta de intervenção é relevante e relacionada ao tema, mas poderia ser mais detalhada. Você menciona que o MEC deve criar um projeto chamado "conviver no dia a dia", mas não especifica como esse projeto seria implementado ou como exatamente ele ensinaria os alunos sobre a diversidade cultural.

Para melhorar, sugiro que você busque incluir mais informações e argumentos para apoiar suas afirmações, trabalhe na coesão do seu texto e detalhe mais sua proposta de intervenção. Continue praticando!
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
200
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
200
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
160
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
160
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
160
Avatar do usuário
Por lais458
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#132091
@KelveSilva

Ortografia e Gramática: Certifique-se de que a concordância verbal e nominal está correta.
Pontuação: Ajuste a pontuação para melhorar a fluidez da leitura.
Coerência e Coesão: Algumas frases podem ser reestruturadas para uma melhor ligação entre as ideias.
Uso de termos e expressões: Verifique o uso de termos como "escantear" e substitua por palavras mais formais como "marginalizar".
1
Avatar do usuário
Por lais458
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#132092
@KelveSilva

Pontos Fortes:
Clareza e Estrutura: O texto tem uma estrutura lógica e clara.
Conteúdo: As ideias são bem desenvolvidas e relevantes ao tema proposto.

Áreas de Melhoria:
Refinamento da Clareza: Algumas frases podem ser reestruturadas para melhorar a clareza.
Transições: Melhorar as transições entre as ideias para uma leitura mais fluida.
Correção Gramatical: Pequenos ajustes gramaticais podem ser feitos para aumentar a precisão do texto.
1
Avatar do usuário
Por KelveSilva
Quantidade de postagens
#132143
lais458 escreveu:@KelveSilva

Pontos Fortes:
Clareza e Estrutura: O texto tem uma estrutura lógica e clara.
Conteúdo: As ideias são bem desenvolvidas e relevantes ao tema proposto.

Áreas de Melhoria:
Refinamento da Clareza: Algumas frases podem ser reestruturadas para melhorar a clareza.
Transições: Melhorar as transições entre as ideias para uma leitura mais fluida.
Correção Gramatical: Pequenos ajustes gramaticais podem ser feitos para aumentar a precisão do texto.
muito obrigado pela correção
1

a constituição federal de 1988, exerce que o cidad[…]

"Eduquem as crianças e não será necessário ca[…]

Laís, sua errata tornou seu texto melhor. Eu daria[…]

A invisibilidade de trabalho da mulher vem de prec[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.