Atualmente, o analfabetismo continua presente como problemática entre a sociedade brasileira. Isso porquê grande parte da população sofre de diversas condições, como por exemplo as baixas condições financeiras, que acabam por forçar estes indivíduos a abandonarem seus estudos. Em "Quarto do Despejo", de Carolina Maria de Jesus, a autora aborda sua vida nas favelas brasileiras, retratando suas dificuldades e seu abandono à escola, para poder trabalhar e conseguir sobreviver. Sob esse viés, é possível afirmar que a pobreza inibe a participação dos grupos de pessoas pobres sob um ensino inclusivo, causando uma certa exclusão social no ambiente estudantil. Além disso, pode-se ver que há a presença de um ensinamento precário nas escolas mais pobres, no qual diminuem as oportunidades de garantirem a alfabetização devida, incluindo a dominância em interpretação de texto, gramátical ou até mesmo ortográfica.
Assim, a carência e a miséria, a negligência e a repressão financeira trazem, por certo, uma grande consequência para o público brasileiro, que sofre em alta escala os problemas direcionados a estes. Exrmplificam-se alguns destes problemas o mau proporcionamento de direitos dos estudantes, a desigualdade social, o sistema institucional pobre e, principalmente, o alto índice de analfabetos no país, que cresce cada vez mais, sem expectativas para mudanças positivas. Segundo o filósofo brasileiro Paulo freire, "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Analogamente, é possível associar tal pensamento à grande consequência do analfabetismo no país, que se dá pela ausência da educação necessária, pois sem ela, é impossível garantir uma equidade educacional entre classes financeiras altas, medianas e baixas.
Portanto, é importante garantir que todos possam ter o direito de finalizarem o período estudantil por completo, evitando que mais pessoas se tornem analfabetas no país. Logo, cabe ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania - órgão responsável pela garantia de assegurar os direitos dos cidadãos brasileiros - aplicar a legislação educacional, por meio do ato de estabelecer leis, regulamentos e condições que garantam o direito de um ensino igualitário para os cidadãos do Brasil. Dessa forma, será possível existir um país consideravelmente mais inclusivo, que valorize o público geral e que não haja a necessidade de abdicar de um direito para obter outro.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta algumas falhas gramaticais que comprometem a clareza, como "na precisão de sobreviver", que poderia ser reescrito como "para garantir sua sobrevivência". A argumentação é coerente, mas a estrutura poderia ser melhor organizada; por exemplo, ao discutir as causas do analfabetismo, agrupe os fatores sociais e econômicos em parágrafos distintos. Para a proposta de intervenção, detalhe mais sobre o meio: quais leis específicas podem ser implementadas? Isso fortaleceria o argumento e tornaria a proposta mais clara e prática.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.