Sob esse viés, nota-se como a invisibilidade se mostra um revés para garantia do legado das culturas africanas no país. Nessa ótica, para a filósofa brasileira Djamila Ribeiro é preciso tirar as situações da invisibilidade para que soluções sejam encontradas, perspectiva que mostra que enquanto o problema está silenciado, ele irá persistir na sociedade. Desse modo, o não entendimento da importância das culturas africanas para o Brasil, põe em risco toda herança construída por esses povos, afetando a integridade de uma cultura rica em tradições e impossibilitando que futuras gerações reconheçam a importância desse legado.
Ademais, é fulcral apontar como a inoperância estatal acaba sendo um entrave para o reconhecimento das tradições africanas no Brasil. Sob essa perspectiva, para o filósofo inglês Thomas Hobbes é dever do Estado zelar pelo bem-estar da sociedade pois ambos estão unidos por meio de contrato social, ideia que mostra a displicênsia do Governo na valorização da cultura no país. Isso posto, a ausência da preocupação do Estado na preservação da identidade cultural africana acaba prejudicando todo o corpo social brasileiro, posto que a herança africana faz parte da história do Brasil juntamente com seus costumes, crenças e tradições.
Portanto, cabe ao Estado – responsável por administrar o país – por meio de projetos e investimentos, realizar políticas públicas eficazes com o objetivo de informar sobre como é importante preservar o legado da cultura africana para que seja transmitida para gerações futuras, junto com o Ministério da Educação – órgão responsável por garantir educação de qualidade para todos – realizando campanhas nas escolas sobre o quanto essa herança cultural é importante para o país, a fim de valorizar a história dos povos africanos e ajudando a combater o racismo e estigmas associados a esses povos. Assim sendo, o artigo 6º da Constituição Federal Brasileira pode se tornar um direito efetivamente garantido.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Na Competência 1, observei erros como a falta de espaço após "–" em "–promulgada" e o uso incorreto de "displicênsia", que deveria ser "displicência". A correção desses erros melhoraria o texto. Na Competência 4, a coesão pode ser aprimorada com conectivos mais variados, por exemplo, substituindo "desse modo" por algo como "consequentemente". A proposta de intervenção está bem articulada e detalhada, cumprindo todos os requisitos da Competência 5.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.