A princípio, um dos fatores para o óbice é a injustiça social. Nessa perspectiva, a composição literária ''Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada'', de Carolina Maria de Jesus, retrata a vida da própria—uma mulher preta, mãe-solo, que vive em meio à miséria urbana e denuncia— de forma contundente, a desigualdade social. À luz dos fatos, constata-se que, apesar de a obra se referir a uma realidade passada, tal cenário ainda é similar na nação verde-amarela, haja vista que muitos pais não têm condições financeiras de pagar uma instituição adequada para seus filho, que necessitam de uma educação inclusiva, o que gera a exclusão social. Logo, são necessárias ações que garantam o acesso igualitário.
Outrossim, a anulação normativa é um agravamento duradouro na sociedade hodierna. Nesse contexto, o artigo sexto da Constituição Federal de 1988, assegura aos brasileiros seus direitos básicos, como à educação. Entretanto, embora que a Carta Magna seja um direito inalienável, essa garantia não se concretiza no cenário atual, uma vez que o Poder Público não cria ações eficazes para o acesso inclusivo na educação brasileira, o que torna uma lacuna educacional e a supressão normativa. Em vista, é fundamental que o Estado exerça seu papel de harmonia social.
Portanto, são cruciais caminhos para que a educação inclusiva não seja um desafio no país. Desse modo, o Ministério da Educação— órgão responsável pela educação da comunidade— tem o dever de criar projetos sociais de inclusão na educação e promover o acesso educacional adequado em escolas e instituições, por meio de palestras em centro educacional e divulgações nas mídias social, com o fito de reverter o problema. Feito isso, o livro de Lília Schwarcz não será um obstáculo nacional e o Brasil se tornará uma nação justa e igualitária.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais erros: variedade de falhas gramaticais e acentuação, como em eufemismo, ‘comprimento[]’ inadequado e confusões de concordância (…para seus filho, …nação verde-amarela). Sugestão: revisar a norma-padrão, evitar aspas desnecessárias e corrigir crase/acentuação: “para seus filhos”; “o Brasil” etc. Coerência: usar conectivos de oposição/continuidade (além disso, entretanto, logo, portanto) para articular introdução–desenvolvimento–conclusão. Intervenção: detalhar agentes, ações, meios e finalidade com exemplos específicos (ex.: metas, prazos, atores locais).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.