Sob essa perspectiva, percebe-se que há um evidente descaso governamental diante da questão. A constituição brasileira, em seu artigo terceiro estabelece que a garantia do desenvolvimento nacional é um dos objetivos a serem alcançados pelo país. Contudo, na prática, essa premissa aparenta ter sido esquecida, Visto que são mínimos os esforços para combater o bullying no ambiente escolar. Tal situação é evidenciada, por exemplo, pela ausência de fiscalização do cumprimento de leis voltadas a segurança da criança e ao adolescente.
Além disso, a omissão populacional contribui para o agravamento da situação. O filósofo Thomas Hobbes defende que o estado é responsável pelo bem-estar coletivo, entretanto, tal princípio não é cumprido quando a própria sociedade não se importa diante de situações presenciadas. Isso ocorre, porque muitos pais, alunos e até mesmo professores tendem a não perceber as mudanças e os efeitos acreditando que tratam de algo cujos resultados só serão sentidos ao longo prazo.
Depreence-se, portanto, a importância do ministério de educação, órgão responsável pelo monitoramento geral das escolas, Por meio de um projeto de lei, implementar matérias que buscam valorizar a temática, abertas ao público escolar. Tal medida teria como finalidade a melhora das condições de vida dos adolescentes nas escolas. Assim a música de Cazuza deixaria de ser uma verdade nesse sentido, pois o problema não seria mais constante.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Principais erros: várias falhas de norma (ex.: “O tempo não para”/“Tendem” com inicial maiúscula no meio da oração, “Sob essa perspectiva”/“Visto que”, “Depreence-se” incorreto) e problemas de coesão (frases soltas, pauses inadequados como vírgulas desnecessárias). Sugestões: revisar para: “Em sua célebre canção ‘O tempo não para’, o poeta Cazuza faz uma reflexão crítica sobre problemas sociais que tendem a se agravar com o tempo. Logo, é pertinente analisar o bullying nas escolas brasileiras.” Proposta de intervenção mais detalhada: indicar agente, ação, meio e finalidade de forma clara, ex.: “Agente: Ministério da Educação; Ação: criar um programa curricular de combate ao bullying; Meio: mediante lei e recursos; Finalidade: garantir ambiente escolar seguro e digno para estudantes.” Ajustar conectivos para dar continuidade: “Além disso”, “Logo”, “Por fim”.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.