Nesse sentido , torna-se válido ressaltar que a ineficiência do Governo é determinante para a exclusão dos idosos na organização social . Segundo o artigo 5° da Constituição Federal ,"todos são iguais perante a lei".Contudo , essa igualdade social é impedida pela ausência de investimentos direcionados à Terceira Idade , a qual possui dificuldades em fazer compras em lugares com atendimentos digitais por não terem acesso a aulas sobre tecnologia , por exemplo. Destarte , é primordial combater as origens do impasse , a fim de mitigá-lo.
Outrossim , é lícito pontuar que as empresas limitam a oferta de produtos e serviços somente ao público jovem , contribuindo para a manutenção desse problema . Sob essa ótica , Simone de Beauvouir , no livro "A velhice", defende que a sociedade afasta o idoso e ignora a sua existência . Perante o exposto , é nítida a relação entre esse argumento e a distribuição de recursos empresariais que , por associar a dinamização da economia aos mais novos , focam em mercadorias mais tecnológicas , na moda juvenil e em fast foods. Dessa forma , os consumidores mais velhos são excluídos da plataforma comercial , mesmo representando grande parte da civilização brasileira.
Portanto , nota-se a importância da adaptação da distribuição social diante do envelhecimento populacional brasileiro . Para tanto , é mister que o Governo Federal - maior autoridade administrativa do país - amplie a integração dos idosos ao mundo moderno , por meio de políticas públicas adaptativas , como aulas de informática e atividades voltadas para esse grupo , com o fito de incluí-los no meio social . Além disso , cabe ao setor privado inserir os idosos como público-alvo , através da reestruturação do sistema distributivo , para que o mercado consumidor seja universal. Assim esse revés será superado.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros de norma-padrão (ex.: “Nancy Meyers , retrata”; “Simone de Beauvouir”; grafias e aspas) prejudicam a fluidez. Sugestão: revisar pontuação e grafias: Nancy Meyers; Simone de Beauvoir; manter aspas consistentes. Coerência textual: ideia central às vezes se perde entre exemplos. Recomenda-se ligar melhor as ideias com conectivos (portanto, todavia, ademais) e evitar repetições. Proposta de intervenção: detalhar agentes, ações, meios e finalidades com exemplos práticos (p. ex., governo oferece cursos, empresas criam atendimento humano; metas mensuráveis).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.