De início, é imprescindível ressaltar a desassistência do Poder Público como fator agravante do ataques Ransomware. A Constituição de 1988, conhecida como "Constituição Cidadã", consagrou os direitos sociais como fundamentos centrais da sociedade brasileira, estabelecendo o acesso ao direito à privacidade e proteção de dados como um dos pilares da nação. Em um país que superou as cicatrizes da ditadura, assegurar esse direito é vital para a construção de uma coletividade mais justa e igualitária. Contudo, o Governo permanece omisso na efetivação desse princípio, em virtude da escassez de investimentos voltados a combater a falta de investimento em segurança digital, o que perpetua a situação atual. Logo, sendo o Estado promotor do bem-estar social, como defendeu o filósofo americano John Rawls, é inconcebível relegar o Cibersegurança e privacidade de dados a segundo plano.
Ademais, é imprescindível destacar a falta de educação digital quanto ao agravamento do problema. Na linha desse raciocínio, de acordo com Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014), O Artigo 7º reforça que todo cidadão tem direito à inviolabilidade da intimidade e à proteção de seus dados pessoais. Diante de tal exposto, todo cidadão deveria estar ciente sobre seu direito de privacidade digital, entretanto, nem todo indivíduo está ciente da importância da privacidade ao navegar pela internet,. Portanto, corrigir a falta de educação digital não apenas segue os preceitos da Carta Magna, como também é essencial para enfrentar essa questão de maneira eficaz no Brasil.
É evidente, portanto, que ações concretas precisam ser adotadas para enfrentar esse desafio. Em vista disso, o Governo Federal, encarregado de organizar o funcionamento do Estado e promover o bem-estar social, deve Maior fiscalização da LGPD, deve garantir que empresas públicas e privadas cumpram rigorosamente a legislação.A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) poderia ter mais autonomia e recursos para fiscalizar e aplicar sanções quando necessário, instituições educacionais e irão implementar aulas educacionais sobre segurança digital para conscientização dos alunos, além disso,campanhas deverão ser feitas abordando o assunto para a comunidade. Tal medida tem o objetivo de conscientizar a sociedade e garantir segurança às pessoas. Dessa maneira, o Brasil estaria mais próximo de alcançar os ideais utópicos de justiça e harmonia delineados por Platão.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Na Competência 1, há erros como "o ataques Ransomware" (deve ser "os ataques de ransomware"), "Falta" em maiúscula sem necessidade e inconsistências na concordância verbal. Na Competência 3, a argumentação é clara, mas poderia ter mais exemplos concretos. Na Competência 4, faltam conectivos em alguns trechos. Na Competência 5, a proposta carece de detalhamento; por exemplo, especificar como as aulas sobre segurança digital seriam implementadas nas escolas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.