Diante desse cenário, é importante destacar que esse problema tem raízes na negligência governamental, pela omissão e marginalização da cultura africana no território nacional. A falta de visibilidade e o apagamento histórico são agravantes, impactando diretamente a valorização da herança africana na sociedade brasileira. Dessa forma, toda luta, história, costumes e tradições são apagados, lentamente, da vivência social e cultural do Brasil. Neste sentido, é dever do Estado promover e assegurar o papel que lhe foi dado.
Além disso, a falta de debates sobre o tema nas escolas também contribui para a desvalorização da cultura africana no país. Harbenas cita, em suas ideias, que a comunicação é a chave para alcançar o conhecimento, tornando-se uma estratégia fundamental no combate à marginalização e o esquecimento da cultura afro-brasileira.
Portanto, é dever do MEC (Ministério da Educação e Cultura) fortalecer, por meio de aulas, práticas e debates, o combate ao esquecimento e desvalorização da herança africana nas escolas brasileiras, e, ainda, promover ações para enaltecer essa herança tão estereotipada e apagada no Brasil.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta alguns erros gramaticais, como "uma realidade no negativa". Sugere-se a correção para "uma realidade negativa". A argumentação é coerente, mas poderia incluir mais dados e exemplos para fortalecer o ponto de vista. Falta um detalhamento na proposta de intervenção; por exemplo, especificar como o MEC implementaria as ações nas escolas. Melhorar a coesão com conectivos como "além disso" e "por isso" para maior fluidez entre os parágrafos.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.