Observa-se, em primeira instância, que a origem desse obstáculo é o racismo estrutural, que está enraizado na história do país desde sua colonização. A obra literária "Navio Negreiro" de Castro Alves A transportação dos africanos para o Brasil nessa navegação havia uma "orquestra de horror", pois os escravizados tinham que dançar despidos enquanto os marinheiros lhes agrediam e zombavam. No contexto atual, as culturas e tradições dos povos africanos são resumidos nos acontecimentos escravocratas, portanto, acontece uma perda de interesse por essa herança, por estar estereotipada. E dessa forma, a história das pessoas que sofreram arduamente são romantizadas, como na obra de Alves.
Cabe reconhecer, no entanto, que existe um silenciamento do Estado quanto a problemática, pois tem conhecimento desse obstáculo, mas não é colocado em prática a sua melhoria. Conforme o sociólogo Émile Durkheim, um cidadão não comete uma prática espontaneamente, e sim é influenciado pelos massivos comportamentos que ele observa. Evidentemente, a posição do poder governamental vai influenciar as práticas da sociedade, logo, se o estado não toma medidas cabíveis para a exposição na cultura africana, o corpo social vai continuar sem interesse nesses patrimônios.
Fica claro, dessa forma, que os entraves da falta da valorização das heranças africanas é marcada pela discriminação racial e a desordem do governo. Portanto, para reverter esse problema, é preciso que o ministério da cultura faça exposições de peças teatrais que valorizem as culturas africanas. Esse projeto será feito com o incentivo de verbas públicas, de forma gratuita para global todas as classes sociais. A fim de dar notoriedade aos bens culturais afro-brasileiros, e para que não seja preciso mitigar a situação, como expõe Djonga.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros gramaticais incluem concordância verbal ("os efeitos da escravatura ainda é persistente"), pontuação e uso de pronomes relativos. Sugiro "os efeitos da escravatura ainda são persistentes". Na Competência 3, há falta de clareza em alguns argumentos; por exemplo, a relação entre o racismo estrutural e a invisibilização poderia ser mais bem desenvolvida. A proposta de intervenção inclui todos os elementos, mas falta detalhamento sobre como as exposições teatrais serão implementadas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.