Privacy Policy Terms of Service Admin Panel Contact Us Site Map RSS Feed Link 7 Link 8
Avatar do usuário
Por marcelab
Quantidade de postagens
#156110
O renomado escritor brasileiro Machado de Assis foi vítima do processo de embranquecimento, sendo retratado pela mídia como um homem branco. Tal representação evidencia o racismo estrutural enraizado na sociedade brasileira, oriundo do processo de colonização, que buscava apagar a cultura do povo negro, por isso, o passado colonial persiste no contexto atual por meio da desvalorização e estigmatização do legado e da herança afro-brasileira. Logo, deve-se discutir o papel do Estado no setor escolar, e a forma com que a mídia se posiciona diante da atual conjuntura.

Inicialmente, cabe ressaltar a insuficiência governamental perante a oferta de uma educação valorizadora do legado afro-brasileiro. Em suas obras o teórico brasileiro Paulo Freire aborda como a formação de docentes precisa ser crítica, e capaz de transformar a realidade escolar em que estão inseridos, dito isso, é notório que uma parcela considerável de professores passam por dificuldades ao tentarem promover aulas que dialoguem com o que de fato foi produzido pela cultura negra como, o maracatu, e a capoeira. Tais impasses dos docentes ocorrem devido as bases curriculares defasadas, bem como a formação de professores pois, ambos reforçam os estereótipos já existentes, como a redução da história africana ao período da escravidão.

Além disso, a forma com que a mídia se posiciona perante à desvalorização persistente na sociedade corrobora com a gravidade da situação, já que, em filmes, séries, novelas e propagandas, a pessoa negra é muitas vezes invisibilizada sendo colocada em papéis secundários de pouco destaque, e em papéis de relações servis. O posicionamento midiático citado se confere no novo filme do livro "O morro dos ventos uivantes", em que o protagonista originalmente negro, foi substituído por um ator branco, ações como estas impactam diretamente na construção identitária da atual e próxima geração negra que, não conhecerão suas verdadeiras raízes. Frente a isso, é necessário que medidas sejam tomadas para impedir a desvalorização da herança africana no Brasil.

Portanto, é dever do Ministério da Educação em parceria com as secretarias estaduais a promoção de palestras e cursos gratuitos de valorização da cultura africana para professores por meio de verba educacional, bem como, a inserção de estudos africanos na grade curricular mediante a disciplinas para isso. Cabe também ao Ministério da Cultura juntamente a Secretaria de Comunicação Social garantir que filmes, propagandas e novelas adotem uma postura representativa e plural do povo negro e sua cultura por meio da fiscalização das produções midiáticas. Por fim, tais ações serão responsáveis por impedir a desvalorização do legado afro-brasileiro.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
800
pontos
Desbloquear

    Erros de norma-padrão distribuídos: frases longas, vírgulas ausentes ou desnecessárias e alguns deslocamentos inadequados (ex.: “em que o protagonista originalmente negro, foi substituído”). Sugestões: revisar pontuação, inserir vírgulas para isolar adjuntos, reescrever: “em que o protagonista, originalmente negro, foi substituído”; evitar termos ambíguos. Comp.2/3: manter foco no tema, evitar digressões como o equívoco sobre O Morro dos Ventos Uivantes; usar exemplos precisos. Comp.4: use conectivos mais diversos para a progressão (além de Logo, Além disso). Comp.5: detalhar agência, ação, meio e finalidade em uma intervenção única e clara. Ex.: Ministério da Educação promove oficinas de educação anti-rassista (agente), com (ação) curricularização de estudos africanos, (meio) verba específica, (finalidade) formar docentes críticos.

    Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Na música "Rosas", da banda Atitude Femi[…]

Ao longo da história, pensadores como Montesquieu,[…]

O uso excessivo de celular entre os jovens Nos úl[…]

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o jo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.