Inicialmente, cabe ressaltar a insuficiência governamental perante a oferta de uma educação valorizadora do legado afro-brasileiro. Em suas obras o teórico brasileiro Paulo Freire aborda como a formação de docentes precisa ser crítica, e capaz de transformar a realidade escolar em que estão inseridos, dito isso, é notório que uma parcela considerável de professores passam por dificuldades ao tentarem promover aulas que dialoguem com o que de fato foi produzido pela cultura negra como, o maracatu, e a capoeira. Tais impasses dos docentes ocorrem devido as bases curriculares defasadas, bem como a formação de professores pois, ambos reforçam os estereótipos já existentes, como a redução da história africana ao período da escravidão.
Além disso, a forma com que a mídia se posiciona perante à desvalorização persistente na sociedade corrobora com a gravidade da situação, já que, em filmes, séries, novelas e propagandas, a pessoa negra é muitas vezes invisibilizada sendo colocada em papéis secundários de pouco destaque, e em papéis de relações servis. O posicionamento midiático citado se confere no novo filme do livro "O morro dos ventos uivantes", em que o protagonista originalmente negro, foi substituído por um ator branco, ações como estas impactam diretamente na construção identitária da atual e próxima geração negra que, não conhecerão suas verdadeiras raízes. Frente a isso, é necessário que medidas sejam tomadas para impedir a desvalorização da herança africana no Brasil.
Portanto, é dever do Ministério da Educação em parceria com as secretarias estaduais a promoção de palestras e cursos gratuitos de valorização da cultura africana para professores por meio de verba educacional, bem como, a inserção de estudos africanos na grade curricular mediante a disciplinas para isso. Cabe também ao Ministério da Cultura juntamente a Secretaria de Comunicação Social garantir que filmes, propagandas e novelas adotem uma postura representativa e plural do povo negro e sua cultura por meio da fiscalização das produções midiáticas. Por fim, tais ações serão responsáveis por impedir a desvalorização do legado afro-brasileiro.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros de norma-padrão distribuídos: frases longas, vírgulas ausentes ou desnecessárias e alguns deslocamentos inadequados (ex.: “em que o protagonista originalmente negro, foi substituído”). Sugestões: revisar pontuação, inserir vírgulas para isolar adjuntos, reescrever: “em que o protagonista, originalmente negro, foi substituído”; evitar termos ambíguos. Comp.2/3: manter foco no tema, evitar digressões como o equívoco sobre O Morro dos Ventos Uivantes; usar exemplos precisos. Comp.4: use conectivos mais diversos para a progressão (além de Logo, Além disso). Comp.5: detalhar agência, ação, meio e finalidade em uma intervenção única e clara. Ex.: Ministério da Educação promove oficinas de educação anti-rassista (agente), com (ação) curricularização de estudos africanos, (meio) verba específica, (finalidade) formar docentes críticos.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.