Nesse sentido, a cultura globalizada raramente foca na cultura de países subdesenvolvidos. Nesse viés, a cultura americana, como Hollywood e até mesmo países da Europa contribuem para a perpetuação desse problema. Por isso, vale mencionar o pensador Theodor Adorno, que diz que a globalização utiliza como base a cultura de determinados polos do mundo para fabricar seus produtos. Logo, cultura global tende a favorecer estilos culturais predominantes
Outrossim, o preconceito do exterior com o território brasileiro é um problema pois é um estereótipo. Um exemplo disso é retratado em um dos episódios do desenho animado “Os Simpsons”, em que os personagens viajam para o Brasil e mostra apenas os defeitos do país. Paralelo a isso, quando o Brasil é retratado no cenário global, muitas vezes se limita a algumas imagens e representações simplificadas, que não capturam a profundidade ou a diversidade cultural do país. Destarte, esses preconceitos criam uma barreira para que o Brasil seja visto de forma mais complexa e profunda no cenário cultural global.
Portanto, é fundamental enfrentar os desafios para o reconhecimento da cultura nacional no exterior. Para isso, o Ministério da Cultura, por meio de ONGs, deve criar campanhas publicitárias sobre o Brasil no exterior e investir na cultura brasileira midiática, com a finalidade de promover a cultura brasileira internacionalmente. Tal ação deve criar propagandas que mostre como o Brasil tem uma forte cultura e uma mídia influente. Dessa forma, será possível minimizar o problema.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
A redação apresenta um bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa, mas há alguns deslizes. No trecho "o primeiro filme brasileira a ganhar um Oscar", o correto seria "brasileiro". Além disso, na frase "os caminhos para o reconhecimento da cultura brasileira no exterior um tema de grande relevância", falta o verbo, ficando corretamente como "são um tema de grande relevância".
O texto demonstrou uma excelente compreensão do tema proposto e aplicou conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro do formato dissertativo-argumentativo. O autor soube selecionar, organizar e interpretar as informações sobre os desafios para o reconhecimento da cultura brasileira no exterior.
A coesão textual poderia ser melhorada com a utilização mais variada de conectivos ou locuções conjuntivas entre as frases. Por exemplo, em vez de repetir "Nesse sentido" e "Nesse viés", poderia ter usado expressões como “Além disso”, “Ademais” ou “Outro ponto importante é que”.
Por fim, a proposta de intervenção está completa e bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. O autor especifica que o Ministério da Cultura deve agir por meio das ONGs (agente), criando campanhas publicitárias sobre Brasil no exterior (ação) através dos meios midiáticos (meio), com objetivo final de promover a cultura brasileira internacionalmente (finalidade).