Primeiramente, cabe ressaltar que a herança afro-brasileira traz consigo uma história de muito tempo. Desde o período colonial os africanos escravizados carregam um legado de crenças e tradições que foram transmitidas de geração em geração. Porém, o preconceito enraizado na sociedade ainda está presente, onde muitos carregam essa cultura, mas, não conseguem expressá- la por medo da intolerância de outras pessoas e acabam guardando seus costumes para si.
Além disso, é possível notar certa negligência no que se diz respeito à políticas públicas que defendam e valorizem a herança africana no Brasil. Observando à falta de ações que garantam visibilidade e conhecimento acerca deste tema, é possível perceber que muitas marcas culturais, como a música e a culinária são deixadas para trás. Em uma matéria do jornal. Unesp.br em 2024, uma professora diz que quando estudava , as aulas sobre escravidão eram para ela, motivo de vergonha. Diante disso, nota-se a necessidade de incentivo e reconhecimento ao tema.
Conclui-se que o ministério de culturas, deve promover políticas públicas com mais eficácia através das redes sociais e campanhas nas escolas com palestras incentivando as pessoas a buscarem mais conhecimento sobre a cultura afro-brasileira e dar maior visibilidade para assim, diminuir as barreiras encontradas.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros de norma-padrão e pontuação são numerosos: “O artigo 215 …, assegura” (desnecessária vírgula), uso de “existam” no presente em contexto histórico, “Observando à” incorreto, “jornal. Unesp.br” e “quando estudava ,” com pontuação inadequada, “ministério de culturas” incorreto. Sugestões: substitua por “Artigo 215 da Constituição Federal de 1988 assegura…”, “desde o período colonial, os africanos escravizados carregam…”, “Observando a falta de ações…”, “uma matéria do jornal Unesp.br (2024)”. Corrija para: Ministério da Cultura; conectores claros; revise acentuação e crase. Proposta de intervenção mais detalhada.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.