Desde os primórdios tudo que apresentasse peculiaridades era visto com repulsa, como podemos perceber na idade média com a caça às bruxas, na época da escravatura e na segunda guerra mundial, acontecimentos esses que ficaram marcados na história por tamanho horror. Tais situações assemelham-se com problemas da sociedade atual, onde diariamente minorias sociais são violentadas em diversos aspectos apenas por serem considerados "diferentes", porém se as autoridades de cada período citado estivessem dispostos a exercer o papel a eles atribuídos e a tomar decisões voltadas ao bem de toda uma população e não somente em seus próprios objetivos, resultaria em uma diferença significativa no presente.
Visto que com o avanço da tecnologia o alcance e distribuição da mídia aumentou consideravelmente, a mesma pode intensificar os níveis de tolerância com divergências recorrentes, tanto para aqueles que não lidam bem com a diferença quanto para os considerados dissemelhantes. Em sincronia a disponibilização de palestras que traz o assunto abordado para o meio social, desse modo tirando possíveis dúvidas sobre o mesmo e facilitando ainda mais a percepção que o distinto não é errado.
Portanto, o desafio de se conviver com os diferentes pode ser resolvido com a união da sociedade com a mídia e influências políticas, assim fazendo com que nossas folhas em branco sejam escritas com igualdade, liberdade e justiça, extinguindo as bolhas sociais.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Comentário: O autor demonstra bom domínio da norma-padrão da língua escrita, com poucos desvios gramaticais. A proposta de redação foi bem compreendida e o tema foi desenvolvido de maneira adequada, embora alguns conceitos poderiam ser mais aprofundados. O autor seleciona, relaciona e organiza as informações de maneira eficiente, apresentando argumentos sólidos em defesa de seu ponto de vista. Os mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação foram utilizados de maneira competente. No entanto, a proposta de intervenção para o problema abordado poderia ser mais detalhada e concreta, embora respeite os direitos humanos.