Avatar do usuário
Por mi17
Quantidade de postagens
#138320
Na obra literária Brasil, o país do futuro, publicada em 1941 pelo escritor Stefan Zweig, o autor descreve o país como uma nação eficiente e unida, apesar das diferenças. Todavia, fora da idealização de Zweig, a realidade contemporânea está longe disso, haja vista o constante aumento da evasão escolar nos últimos anos devido à ineficiência na manutenção das desigualdades sociais e à infraestrutura precária de diversas escolas. Dessa forma, convém analisar os fatores causais desse quadro.

Percebe-se, primeiramente, que o descaso estatal possui íntima relação com o crescimento da disparidade social. Nessa ótica, de acordo com o intelectual inglês John Locke, configura-se como o rompimento do contrato social, já que o Estado não cumpre com sua função de garantir que todos desfrutem e tenham acesso a seus direitos. Assim, devido à débil ação do poder público e às insuficiências das legislações, os impasses para acabar com a evasão escolar no Brasil, e, consequentemente, a desigualdade social — uma das principais causadoras da problemática — têm crescido cada vez mais.

Ressalta-se, ainda, a infraestrutura precária de muitas escolas brasileiras, que causa o desinteresse e a desistência dos estudos por parte dos jovens. O reflexo da má organização e da má gestão do dinheiro público demonstra a falta de comprometimento do Estado diante da Constituição de 1988, que estabelece, no artigo 3º, a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais. Ademais, as promessas não cumpridas pelo Estado não apenas apresentam ao povo que o desenvolvimento socioeconômico do país não é importante, mas também reforçam a desilusão popular em relação ao futuro.

Portanto, devem ocorrer mudanças para que o enfretamento da evasão escolar no território nacional tenham um fim. Para isso, cabe ao Governo, como o Ministério da Educação desenvolver mais projetos que incentivem os estudantes e auxílios financeiros - como o projeto Pé de meia. Por fim, uma sociedade e um país mais próxima da ideia de Stefan poderá ser alcançada.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
680
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta uma boa argumentação, mas pode melhorar em clareza e coesão. Por exemplo, a frase "Portanto, devem ocorrer mudanças para que o enfretamento da evasão escolar no território nacional tenham um fim" poderia ser reescrita como "Portanto, é necessário implementar mudanças para que a evasão escolar no Brasil seja efetivamente combatida". Além disso, ao elaborar a proposta de intervenção (competência 5), seria interessante especificar o tipo de projeto do Ministério da Educação e detalhar como ele funcionaria.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Os desafios para enfrentar a invisibilidade do tra[…]

Saúde mental no século XXI

Conhecido como o "pai da medicina", Hipó[…]

De acordo com a Lei Maria da Penha, a violência do[…]

Em 2010, Dilma Rousseff foi eleita presidente do B[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.