Privacy Policy Terms of Service Admin Panel Contact Us Site Map RSS Feed Memberlist Badge
Avatar do usuário
Por emillyreg
Quantidade de postagens
#150810
Vivemos em uma sociedade marcada por preconceitos, especialmente o racismo estrutural, tornando urgente reflexão sobre os desafios da valorização da herança africana no Brasil. Ao analisar esse contexto, percebe - se que, desde o século xvi com a chegada forçada de milhões de africanos escravizados, até os dias atuais, aspectos culturais, sociais e históricos dessa herança foram sistematicamente invisibilizados. Essa realidade evidencia a necessidade de reconhecer a importância das contribuições africanas para a formação do país.
A ausência de valorização dessa herança manifesta - se em diferentes âmbitos da sociedade brasileira, desde do apagamento histórico do povo até a baixa representatividade do povo negro em posições de liderança.
Além disso, cabe ressaltar que pessoas negras são frequentemente excluídas e até exterminadas de espaços de poder como, por exemplo, o caso da deputada Marielle Franco, brutalmente assassinada em 2018 após denunciar a atuação de milícias e casos de corrupção no Brasil. Esse episódio simboliza não só a violência política de gênero e raça, mas também o silenciamento de pessoas negras que lutam pela valorização da herança africana.
Dessa maneira, o Ministério da Educação deve exigir que as escolas incluam em seus currículos o ensino sobre as dificuldades e desafios da valorização da herança africana no Brasil, por meio de palestras e aulas que abordem a história e as contribuições do povo africano no país. Assim, será possível formar cidadãos conscientes, capazes de valorizar e respeitar a luta da população negra.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
800
pontos
Desbloquear

    Principais falhas: 1) Norma padrão: erros de digitação/acentuação e conectores negligenciados (ex.: “tornando urgente” → “tornando urgente a”; “perce - se” → “percebe-se”; “desde do” → “desde o”); 2) Coerência/Coesão: falhas de conectivos e marcas de pausa (uso irregular de vírgulas); 3) Argumentação: boa compreensão do tema, mas falas vagas sobre a interioridade de problemas sociais; 4) Proposta de intervenção: clara e com alvo institucional, porém pode detalhar ações, prazos e responsáveis. Sugestões: reescrever trechos com clareza, evitar forms passivos desnecessários, inserir conectores como “além disso”, “por fim”; detalhar a intervenção: agência (Estado, escolas), ações (inclusão de conteúdos, capacitação de docentes), meios (disciplinas, projetos) e finalidade (reduzir desigualdades). Ex.: “O Ministério da Educação deve exigir... implantando, em 2 anos, um currículo que inclua a história e as contribuições da África e da diáspora, com formação continuada de professores, visando a formação de cidadãos críticos e conscientes.”

    Para receber uma correção mais completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

De acordo com Paulo Freire, patrono da educação br[…]

No decorrer do processo de formação da sociedade, […]

A Constituição Federal de 1988, assegura que todos[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.