A ausência de valorização dessa herança manifesta - se em diferentes âmbitos da sociedade brasileira, desde do apagamento histórico do povo até a baixa representatividade do povo negro em posições de liderança.
Além disso, cabe ressaltar que pessoas negras são frequentemente excluídas e até exterminadas de espaços de poder como, por exemplo, o caso da deputada Marielle Franco, brutalmente assassinada em 2018 após denunciar a atuação de milícias e casos de corrupção no Brasil. Esse episódio simboliza não só a violência política de gênero e raça, mas também o silenciamento de pessoas negras que lutam pela valorização da herança africana.
Dessa maneira, o Ministério da Educação deve exigir que as escolas incluam em seus currículos o ensino sobre as dificuldades e desafios da valorização da herança africana no Brasil, por meio de palestras e aulas que abordem a história e as contribuições do povo africano no país. Assim, será possível formar cidadãos conscientes, capazes de valorizar e respeitar a luta da população negra.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais falhas: 1) Norma padrão: erros de digitação/acentuação e conectores negligenciados (ex.: “tornando urgente” → “tornando urgente a”; “perce - se” → “percebe-se”; “desde do” → “desde o”); 2) Coerência/Coesão: falhas de conectivos e marcas de pausa (uso irregular de vírgulas); 3) Argumentação: boa compreensão do tema, mas falas vagas sobre a interioridade de problemas sociais; 4) Proposta de intervenção: clara e com alvo institucional, porém pode detalhar ações, prazos e responsáveis. Sugestões: reescrever trechos com clareza, evitar forms passivos desnecessários, inserir conectores como “além disso”, “por fim”; detalhar a intervenção: agência (Estado, escolas), ações (inclusão de conteúdos, capacitação de docentes), meios (disciplinas, projetos) e finalidade (reduzir desigualdades). Ex.: “O Ministério da Educação deve exigir... implantando, em 2 anos, um currículo que inclua a história e as contribuições da África e da diáspora, com formação continuada de professores, visando a formação de cidadãos críticos e conscientes.”
Para receber uma correção mais completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.