tratamento e equidade, presente na Constituição Federal de 1988 em seu art. 196,
garantindo acesso à saúde gratuitamente para todos os brasileiros e estrangeiros
em território nacional. No entanto, a rede pública de saúde enfrenta dificuldades
em seu funcionamento. Esses fatores são consequências da negligência
governamental e infraestrutura precária.
Primeiramente, o descaso governamental contribui para o aumento da escassez
de recursos oferecidos pelo serviço público. Segundo Thomas Hobbes, em sua
teoria “Contrato Social”, é dever do Estado garantir a saúde e bem-estar social da
população. Todavia, essa realidade evidenciada por Hobbes, não convém a grande
parte da comunidade brasileira, posto que, o poder estatal não impulsiona
políticas públicas para efetivar o direito primordial à saúde. Dessa maneira, a
quebra do contrato proposto por Thomas, acarreta para que os habitantes optem
por desistir do SUS.
Ademais, a precária infraestrutura do serviço é outro elemento a contribuir para
seu mau funcionamento. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), no ano de 2019, “Aproximadamente 35% das unidades do SUS
não possuem leitos suficientes para atender à demanda, resultando em longas
filas de espera e superlotação constante.” Diante desse cenário, funcionamento
ineficaz compromete a qualidade do atendimento, aumenta o tempo de espera
para tratamentos urgentes e coloca em risco a saúde dos pacientes. Assim,
aumentando o risco de erros médicos.
Portanto, para solucionar esse problema, é necessário que o Ministério da Saúde,
responsável por implementar as políticas públicas de saúde no Brasil, elabore
políticas públicas para melhorar a infraestrutura hospitalar oferecida no Sistema
Único de Saúde. De modo, que o Ministério utilize verbas públicas provenientes
dos imposto investindo em equipamentos novos, priorizando as luvas,
respiradores e raios-X. Fica claro assim, o SUS terá capacidade e infraestrutura
para receber as pessoas com boa qualidade e redução da desconfiança pública,
garantido um sistema de saúde mais eficiente e inclusivo.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Na Competência 1, observei erros como "imposto" em vez de "impostos" e uso inadequado de vírgulas, como em "posto que, o poder estatal". Sugiro revisar a pontuação e concordância verbal. Na Competência 3, a argumentação poderia ser mais detalhada. Na Competência 4, faltou coesão ao conectar ideias entre parágrafos. Para a Competência 5, a proposta carece de detalhamento; por exemplo, especificar como será feita a alocação das verbas públicas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.