Privacy Policy Terms of Service Admin Panel Contact Us Site Map RSS Feed Link 7 Link 8
Avatar do usuário
Por viniciusa
Quantidade de postagens
#154077
Conforme a pensadora brasileira Djamila Ribeiro, o primeiro passo para solucionar um problema é tirá-lo da invisibilidade. No Brasil contemporâneo, a teoria de Ribeiro se aplica no que diz respeito a intolerância religiosa, visto o escasso empenho social para reverter esse empecilho alarmante. Essa situação condiciona nos seguidores de religiões marginalizadas — como a Umbanda e o Candomblé — a presença de preceitos discriminatórios e invalida a fé alheia. Dessa forma, faz-se necessário avaliar os fatores que contribuem para a manutenção desse panorama: a ausência de ações do Estado e a indiferença social diante da temática.

Em primeira análise, é fundamental destacar a influência do Estado na perpetuação dessa conjuntura. Segundo o Maquiavel, filósofo romano, o governo busca atender as demandas daqueles que trarão retorno político, dessa maneira, fortalecendo seu poder. Nessa ótica, o poder público brasileiro não prioriza a mobilização social no que tange ao respeito de todas as formas de expressar a fé, deixando religiões de matriz africana, por exemplo, em estado de vulnerabilidade. Em síntese, o governo brasileiro não atua no combate a intolerância religiosa devido essa ação não representar uma vantagem política.

Ademais, é necessário frisar que as questões comunitárias são intimamente ligadas a persistência da intolerância religiosa no Brasil. Nesse ínterim, a cegueira moral, fenômeno explorado por José Saramago em sua obra "Ensaio sobre a Cegueira" mostra que a alienação social rente a um problema marcado pelo individualismo, reforça a ausência de caminhos para solucioná-lo. A realidade exposta por Saramago pode ser exemplificado quando a mídia e as instituições de ensino não promovem o acesso às diferente religiões atuantes no país. Sendo assim, com a falha nesse sistema, os indivíduos são induzidos a permanecerem sendo vítimas da intolerância.

Dado o cenário exposto, é imprescindível dissolver a intolerância religiosa no Brasil. Para tanto, o governo federal — órgão responsável pelo bem-estar social — deve, através de canais midiáticos, como a televisão aberta, promover o contato da nação com as diferentes crenças existentes no país, mediante palestras e programas educativos. Essa ação terá como finalidade instruir o corpo civil no que se refere às religiões, assim promovendo a dissolução de preconceitos que invalidam a fé do próximo. Por fim, por via de ações exequíveis, a intolerância religiosa poderá ser erradicada do país verde-amarelo.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
760
pontos
Desbloquear

    Principais falhas: 1) gramática/ortografia (ex.: “Segundo o Maquiavel” e uso incorreto de termos; “as diferente religiões” → “as diferentes religiões”). 2) coerência/coesão: algumas frases apresentam pontuação inadequada (ex.: ligações com vírgulas; necessidade de conectores mais claros). 3) Argumentação: base conceitual fraca ao atribuir responsabilidade ao Estado sem nuances; evitar citações fora de contexto. Sugestões: reescrever com: “Maquiavel” correto; corrigir concordância; manter alternância entre ideias com conectivos como, além disso; ampliar a intervenção com mais agentes e medidas específicas (ex.: ações educativas, fiscalização, campanhas de mídia).

    Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

[Comentário] Gostei da leitura crítica ao tema, co[…]

No seriado "Anne with an e" a protagonis[…]

Como bem disse Monkey D Luffy da série One Piece; […]

É de conhecimento popular a desvalorização dos pro[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.