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Por mariavict2
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    Erros gramaticais e de digitação recorrentes dificultam a compreensão (ex.: “Tema Proposto: 'A importância da participação estudantil…’” com grafias trocadas; “avaliace externes” etc.). Reescreva com norma padrão e clareza: introdução objetiva, desenvolvimento com argumentos conectados por locuções (por exemplo, “além disso”, “por outro lado”) e conclusão que proponha intervenção. Proposta de intervenção: tracer agentes (gestores, escola, alunos), ações (incentivar participação), meios (plataformas, questionários), finalidade (direcionar políticas). Ex.: “Agente: escolas públicas; Ação: promover participação; Meio: debates e formulários digitais; Finalidade: aprimorar avaliações e políticas educacionais.”

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  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por mariavict2
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É de extrema importância a participação estudantil nas avaliações internas para o direcionamento do ensino e das políticas educacionais brasileiras. Pois, de acordo com os resultados das avaliações, o governo avalia o aprendizado do aluno sobre determinado assunto e verifica o grau de dificuldade de cada um para observarem o que precisa complementar no plano de curso de cada componente curricular. De acordo com a Portaria número 425 de julho de 2025, avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada no país. Sendo assim, além dos estudantes participarem, deve responder honestamente para a correta avaliação do governo sobre o ensino brasileiro nas escolas. Para incentivar os alunos a fazerem a avaliação externa, a motivação familiar seria de grande ajuda. Além de que, deveriam dar uma recompensa pois seria um grande estímulo portanto é fundamental na educação que todos os estudantes participem das avaliações instituições
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