Por Ineca
Tempo de Registro Quantidade de postagens
"Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilação de certos problemas na sociedade. Na realidade brasileira a crítica de Saramago é verificada na invisibilidade e registro civil: garantia de acesso a cidadania no Brasil. Nesse contexto, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude do silenciamento e a falta de investimento.
Sob esse viés, o silenciamento é uma causa latente no problema. Segundo Djamila, é preciso tirar certas situações da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Nessa linha de pensamento, observa-se uma falta de debate sobre a questão do registro civil para a cidadania brasileira. Dessa maneira, é preciso rapidamente amenizar esse silenciamento.
Paralelamente, outro fator importante é a falta de investimento. Segundo Thomas Hobbes, " cabe ao Estado garantir o bem estar e o devido atendimento a população." Diante disso, nota-se um atendimento escasso por parte do governo, pois poucos são os locais para o atendimento de registro civil. Desse modo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, é indispensável intervir sobre a questão da invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. Para isso, o Governo federal, órgão responsável por atender toda a população, deve ampliar a quantidade de locais de acesso de registros civis, para que todas as classes sociais possam retirar o mesmo. Outra medida necessária é a realização de palestras, por meio de profissionais capacitados, com o objetivo de informar a importância de obter o registro civil em mãos. Essas medidas terão como finalidade amenizar o silenciamento e a falta de investimento. Dessa maneira, a crítica de Saramago não será retrata no Brasil.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Por Ineca
@Odailson vc poderiacorrigir minha redação, por favor?!
0
Por Ineca
@RubiaCosta vc poderia corrigir minha redação?
0
Por Ineca
@eurodrigo vc poderia corrigir minha redação?
0
Por Ineca
@EuDavila vc poderia corrigir minha redação?
0
😀

O filósofo e sociólogo Zygmunt Bauma usa o conceit[…]

Nos dias atuais, a obesidade e alimentação irregul[…]

O papel das forças de segurança na promoção da saú[…]

Qual nota eu tirei

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.