Por Hermann
Tempo de Registro Quantidade de postagens
Na obra "Utopia" , do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade brasileira é o oposto do que o autor prega, uma vez que muitas pessoas ainda não têm registro civil e o acesso à cidadania não é garantido, o que colabora para a construção de uma sociedade excludente. Diante disso, é necessário tomar medidas eficazes nos âmbitos sociais.
A princípio, é fulcral salientar que a desigualdade social impede a resolução do problema. Sob essa ótica, a Constituição Federal garante o direito à cidadania, entretanto tal prerrogativa não é reverberada com ênfase na prática. A exemplo disso, observa-se que muitas pessoas não têm dinheiro para se deslocar aos locais que emitem certidão de nascimento, o que impossibilita de terem um registro civil e exercerem a cidadania. Então, enquanto se mantiver a desigualdade social, o acesso à cidadania não será garantido.
Ademais, é imperioso ressaltar a baixa visibilidade do assunto na sociedade. Por exemplo, a coletividade não se importa com as pessoas que não possuem certidão de nascimento e isso raramente é visto na mídia. Segundo a filósofa Simone de Beauvoir, "O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". Nesse sentido, as pessoas não tomam nenhuma atitude para mudar essa situação e isso perdura no Brasil.
Portanto, é mistério que o Governo Federal - responsável pela gerência dos interesses públicos - direcione verbas para a criação de programas sociais, por meio da elaboração de políticas públicas. Nesses programas sociais deve haver a emissão de certidões de nascimento para os brasileiros que ainda não possuem, com o objetivo de garantir o acesso à cidadania e que essas pessoas sejam reconhecidas pelo Estado. Somente assim, o problema será mitigado, o direito presente na Carta Magna será concretizado e consolidar-se-ão os planos de More.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Por Hermann
@anaclaradll vc poderia corrigir minha redação? Fico muito agradecido!
0
Por Hermann
@anaclaradll não tem perigo de ter tangenciado n né?
Obrigado pelo tempo pra corrigir minha redação 😃😃
0
Por Hermann
Boa noite, @gabrielgd33 vc poderia corrigir minha redação mestre? Fico muito agradecido...
0
Por Hermann
@eurodrigo bom dia mestre, vc poderia corrigir essa minha redação? Fico muito agradecido....
0
Por Hermann
@celosilva Boa noite , cara. Vc poderia corrigir minha redação? Agradeço muito
0

A coisificação do indivíduo, conceito criado por S[…]

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico[…]

A Constituição Federal de 1988, no Artigo 205, def[…]

A importância da empatia na convivência humana A c[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.