- 27 Mai 2022, 18:44
#92985
No filme "O zelador animal" é narrada a historia de um jovem gorila, que diariamente era agredido por um dos funcionários do zoológico em que morava, por consequência, o animal adquire comportamento depressivo e de isolamento, não naturais de sua espécie. Embora um filme, o acontecimento mostrado possui uma verossimilhança com a realidade brasileira, visto que, os maus tratos, também a falta de infraestrutura e o descaso por parte do governo, são empecilhos persistentes no país, então abre-se a questão, será que os animais presentes nesses parques, realmente são felizes?
A principio é importante relatar, que a culpa pela falta de uma boa infraestrutura nos zoológicos brasileiros, é do governo, isso por que o mesmo nega auxílio e apoio financeiro para compra de materiais básicos, que tem por objetivo a construção de um bom estabelecimento que abrigaria várias espécies animálias, por consequência dessa falta de verba, áreas de abrigos se encontram despreparados, são locais sujos, sem saneamento básico e apertados, o que proporciona desconforto, má qualidade de vida, e deixa os animais infelizes. Ademais a alimentação inadequada é um problema , que necessita ser solucionado, de acordo com a medicina, para que um ser vivo possa desfrutar de uma excelente saúde, é necessário que o mesmo se alimente adequadamente, coma de produtos ricos em vitamina e minerais, mas o que dizer a respeito do cenário atual dos parques? visto que muitas vezes os animais são desprovidos de uma boa alimentação, acabam comendo produtos estragados e restos de comida que os visitantes jogam em suas jaulas, não só isso, mas também, tomam medicamentos diariamente, remédios esses, oferecidos pelos trabalhadores do local, sem supervisão médica, por esses fatores, seu comportamento natural é alterado, o que os fazem ficar violentos. Portanto é perceptível que há um despreparo gigantesco para combater a problemática tratada no texto.
Outrossim é válido explicar que os maus tratos é o maior problema de todos, isso porque não só apenas fere o animal, mas também o traumatiza psicologicamente, deixa cicatrizes incuráveis em sua vida, além, da possibilidade de torna-lo hostil, assim como o jovem gorila nenhum ser vivo gosta de sofrer uma investida, e por isso, podem atacar imperdoavelmente para se defender, ainda mais que muitos são sacrificados por conta de estarem apenas se protegendo da ação humana, o que causa um desequilibrio no ecossistema, no pior dos casos, contribui para a extinção de uma espécie. A frase popular que diz "os elefantes nunca esquecem" é algo verdadeiro, não apenas por eles nunca esquecerem, mas por guardarem em suas lembranças momentos marcantes, sendo eles positivos ou negativos, isso com qualquer ser vivo, até mesmo os humanos, além do mais, nota-se que um animal recém colocado em uma jaula, tende a ter um comportamento agitado, por conta de ser raptado de seu habitat natural, após isso, inserido em um local fechado, com grades de ferro, com a finalidade de ser exposto a milhares de pessoas como forma de entretenimento. Nota-se portanto, que se as medidas de combate ao obstáculo tardarem, haverá perigo constante para as espécimes.
Urge portanto, que o governo por meio de seu poder financeiro, invista na compra de produtos e materiais necessários para fornecer uma boa qualidade de vida dentro dos zoológicos, também que promova uma fiscalização com a ajuda do IBAMA com o objetivo de verificar se os locais de acomodação das espécimes selvagens está de acordo com a lei, não apenas isso, também a fiscalização dos funcionários dos estabelecimentos, com a finalidade de identificar possíveis agressores de animais, e portanto, encaminha-los a penas jurídicas, para que, de forma constante, a taxa de violência contra animais diminua. Se tais medidas forem adotadas de forma rigorosa, com total certeza o óbice retratado seria exterminado e enfim o Brasil evitaria novas historias trágicas como a do jovem gorila.
A principio é importante relatar, que a culpa pela falta de uma boa infraestrutura nos zoológicos brasileiros, é do governo, isso por que o mesmo nega auxílio e apoio financeiro para compra de materiais básicos, que tem por objetivo a construção de um bom estabelecimento que abrigaria várias espécies animálias, por consequência dessa falta de verba, áreas de abrigos se encontram despreparados, são locais sujos, sem saneamento básico e apertados, o que proporciona desconforto, má qualidade de vida, e deixa os animais infelizes. Ademais a alimentação inadequada é um problema , que necessita ser solucionado, de acordo com a medicina, para que um ser vivo possa desfrutar de uma excelente saúde, é necessário que o mesmo se alimente adequadamente, coma de produtos ricos em vitamina e minerais, mas o que dizer a respeito do cenário atual dos parques? visto que muitas vezes os animais são desprovidos de uma boa alimentação, acabam comendo produtos estragados e restos de comida que os visitantes jogam em suas jaulas, não só isso, mas também, tomam medicamentos diariamente, remédios esses, oferecidos pelos trabalhadores do local, sem supervisão médica, por esses fatores, seu comportamento natural é alterado, o que os fazem ficar violentos. Portanto é perceptível que há um despreparo gigantesco para combater a problemática tratada no texto.
Outrossim é válido explicar que os maus tratos é o maior problema de todos, isso porque não só apenas fere o animal, mas também o traumatiza psicologicamente, deixa cicatrizes incuráveis em sua vida, além, da possibilidade de torna-lo hostil, assim como o jovem gorila nenhum ser vivo gosta de sofrer uma investida, e por isso, podem atacar imperdoavelmente para se defender, ainda mais que muitos são sacrificados por conta de estarem apenas se protegendo da ação humana, o que causa um desequilibrio no ecossistema, no pior dos casos, contribui para a extinção de uma espécie. A frase popular que diz "os elefantes nunca esquecem" é algo verdadeiro, não apenas por eles nunca esquecerem, mas por guardarem em suas lembranças momentos marcantes, sendo eles positivos ou negativos, isso com qualquer ser vivo, até mesmo os humanos, além do mais, nota-se que um animal recém colocado em uma jaula, tende a ter um comportamento agitado, por conta de ser raptado de seu habitat natural, após isso, inserido em um local fechado, com grades de ferro, com a finalidade de ser exposto a milhares de pessoas como forma de entretenimento. Nota-se portanto, que se as medidas de combate ao obstáculo tardarem, haverá perigo constante para as espécimes.
Urge portanto, que o governo por meio de seu poder financeiro, invista na compra de produtos e materiais necessários para fornecer uma boa qualidade de vida dentro dos zoológicos, também que promova uma fiscalização com a ajuda do IBAMA com o objetivo de verificar se os locais de acomodação das espécimes selvagens está de acordo com a lei, não apenas isso, também a fiscalização dos funcionários dos estabelecimentos, com a finalidade de identificar possíveis agressores de animais, e portanto, encaminha-los a penas jurídicas, para que, de forma constante, a taxa de violência contra animais diminua. Se tais medidas forem adotadas de forma rigorosa, com total certeza o óbice retratado seria exterminado e enfim o Brasil evitaria novas historias trágicas como a do jovem gorila.
Você é capaz, forte, dedicado(a) e merece ser feliz.
Só você pode transformar tudo a sua volta, os estudos abrem portas que o fazem mudar a você mesmo e consequentemente fazem do mundo um lugar melhor.
Continue firme.
Só você pode transformar tudo a sua volta, os estudos abrem portas que o fazem mudar a você mesmo e consequentemente fazem do mundo um lugar melhor.
Continue firme.