- 26 Fev 2023, 12:26
#110892
De acordo com o Artigo 32 presente na Lei de Crimes Ambientais, é previsto detenção de até um ano para aqueles que praticam mals tratos ou abusos contra animais domésticos ou exóticos. No cenário atual, estão abertos debates sociais que questionam a qualidade de vida dos animais nos zoológicos. A negligência das autoridades responsáveis e as leis penais pouco severas são fatores que contribuem para o levantamento de questões acerca dessa área, que na teoria, seria um ambiente de preservação.
Sob a óptica da negligência, cabe as autoridades a fiscalização do ambiente onde esses animais estão inseridos, visando ações que prezem a qualidade de vida desses seres vivos. Em meados do ano de 2014, surgiram notícias nos meios de comunicação que se tratavam de denúncias decorrentes acerca de um parque aquático em Orlando, nos Estados Unidos. Nesse parque, baleias eram usadas como atração e mantidas em condições desumanas, além dos frequentes abusos. Após anos de descaso governamental, finalmente, medidas foram tomadas a respeito.
O político Martin Luther king, expressa na frase "A injustiça em um lugar qualquer, é uma ameaça a justiça em qualquer lugar", como a indiferença relaciona a algum quesito específico afeta diretamente quesitos externos. Quando tratam-se das leis penais no Brasil, é um fato que existe uma negligência enorme no cumprimento dessas, e consequentemente faz com que exista uma indiferença na população quanto seguir o que está previsto nos Artigos ou não. Ainda relacionado a população, existe uma grande massa que não possui conhecimento da diversidade e importância da fauna brasileira, desque que a injustiça que afeta os animais, afeta a nação inteira, tendo em vista que o Brasil é berço de espécies endêmicas.
Portanto, em função dos fatos mencionados, torna-se necessário que o governo aja com maior prudência na aplicação das leis. O MEC também possui seu papel de estabelecer parcerias com institutos, escolas e universidades, destacando a importância da fauna brasileira, por meio de propaganda e palestras. Sendo assim, com a população bem informada e fiscalização garantida, a qualidade de vida dos animais nos zoológicos será preservada.
Sob a óptica da negligência, cabe as autoridades a fiscalização do ambiente onde esses animais estão inseridos, visando ações que prezem a qualidade de vida desses seres vivos. Em meados do ano de 2014, surgiram notícias nos meios de comunicação que se tratavam de denúncias decorrentes acerca de um parque aquático em Orlando, nos Estados Unidos. Nesse parque, baleias eram usadas como atração e mantidas em condições desumanas, além dos frequentes abusos. Após anos de descaso governamental, finalmente, medidas foram tomadas a respeito.
O político Martin Luther king, expressa na frase "A injustiça em um lugar qualquer, é uma ameaça a justiça em qualquer lugar", como a indiferença relaciona a algum quesito específico afeta diretamente quesitos externos. Quando tratam-se das leis penais no Brasil, é um fato que existe uma negligência enorme no cumprimento dessas, e consequentemente faz com que exista uma indiferença na população quanto seguir o que está previsto nos Artigos ou não. Ainda relacionado a população, existe uma grande massa que não possui conhecimento da diversidade e importância da fauna brasileira, desque que a injustiça que afeta os animais, afeta a nação inteira, tendo em vista que o Brasil é berço de espécies endêmicas.
Portanto, em função dos fatos mencionados, torna-se necessário que o governo aja com maior prudência na aplicação das leis. O MEC também possui seu papel de estabelecer parcerias com institutos, escolas e universidades, destacando a importância da fauna brasileira, por meio de propaganda e palestras. Sendo assim, com a população bem informada e fiscalização garantida, a qualidade de vida dos animais nos zoológicos será preservada.