Em um episódio do desenho "Turma da Mônica", o primo rico do personagem Chico Bento sente dificuldade em se adaptar com transporte rural utilizado: o jumento de Chico. Analogamente, percebe-se, na sociedade brasileira atual, o empecilho de diversos cidadãos em relação à mobilidade urbana. Desse modo, cabe analisar a negligência estatal e a desigualdade social como causadores dessa problemática.
A priori, a omissão estatal tem forte influência no revés. Isso porque, assim como pontuou o economista Murray Rothbard, os representantes governamentais, ao se orientarem por um viés individualista e visarem a um retorno imediato de capital político, negligenciam a promoção de políticas de investimento na mobilidade urbana. Como consequência, há a precarização infraestrutural e a demora na espera pelo transporte público, devido à falta de um projeto que promova mais ônibus e veículos de melhor construção. Por conseguinte, pode haver atraso na locomoção até o trabalho, por exemplo, prejudicando muitos trabalhadores. Assim, urge que o órgão público elabore medidas políticas.
Outrossim, a desigualdade social é refletida (se reflete) nos locais urbanos. Essa afirmação, similarmente com a tese de Ariano Suassuna que disserta sobre a existência de dois grupos na nação: o dos privilegiados e o dos despossuídos, é verificada. Haja vista a dificuldade da classe pobre de se (em se) locomover, já que, em geral, não conseguem custear veículos próprios. Com isso, não possuem escolha se não utilizar (a não ser)os coletivos públicos, os quais apresentam, não raro, condições degradantes, como o superlotamento e o perigo constante de ocorrência de assaltos. Logo, enquanto essa desigualdade for a regra, a mobilidade urbana articulada será a exceção.
Portanto, para resolver os impasses expostos, o governo, agente promotor dos direitos para todos os cidadãos, deve, por meio de verba pública destinada a locomoção, investimento a ser gerenciado por analistas públicos organizadores do projeto, promover a fabricação, a restauração dos ônibus e, ainda, a contratação de seguranças, com o fito de proporcionar um ambiente seguro e agradável.
Além disso, o mesmo órgão deve, com essa verba, aprovar descontos em consórcios aos cidadãos de baixa renda, por meio da comprovação econômica preenchida em formulários governamentais. A fim de proporcionar a obtenção de automóveis aos despossuídos de tal bem vital.
.
.
.
Podem corrigir minha red? plisss
@Caiunao
@Felipe082
@lauany25
@JoaoPedro72
@lais458
@ManoelSan
@Lyh0610
@Flicker2307
@DaviHudson
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Na forma, identificou-se o uso inadequado de preposição em “se adaptar com transporte” – sugere-se “se adaptar ao transporte”. Verificou-se também o emprego inadequado de parênteses, como em “se locomover, já que, em geral, não conseguem custear veículos próprios” e “não utilizar (a não ser) os coletivos públicos”, além de uma fragmentação em “A fim de proporcionar a obtenção de automóveis aos despossuídos”. Recomenda-se revisar a norma culta, reformular os trechos confusos e articular melhor as ideias, mantendo a clareza e a coesão textual.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.
Aqui está! Demorei um pouco, mas o que importa é marcar presença kkkkkkk.
Como sempre, antes de começar, lembro que minhas observações são baseadas nos meus conhecimentos e na minha visão aprofundada do ENEM, sempre com o objetivo de ajudar. Não possuo formação profissional direta para isso, mas busco sempre dar meu melhor nas correções e aplicar uma visão bem rígida pra que você esteja 100% preparado pra qualquer corretor. Enfim, espero contribuir com seu aprendizado. Fique à vontade para tirar qualquer dúvida referente à minha análise.
Vamos às explicações rápidar:
C1: Desvios gramaticais + falhas sintáticas ultrapassaram o limite estabelecido pela banca para a atribuição de 200 pontos na competência.
C2: Ok! Entretanto, achei o tema um pouco tratado de forma superficial, até por a própria formulação da proposta temática dar margem pra isso mesmo. Não acho que isso tiraria ponto, mas é algo a ter cuidado pra tratar do tema de forma bem específica e firme.
C3: Sua argumentação aqui está muito massa! Tirei ponto por duas lacunas argumentativas que encontrei e alguns POUQUÍSSIMOS trechos que deu certa confusão.
C4: Ok!
C5: Ok! Duas propostas, uma completa e uma com 4 elementos. Só a mais completa é necessária para contabilizar na pontuação e ela possui todos os elementos.
Um adendo a mais: Achei sua redação bem grandinha. Isso não é um problema, só digo isso porque parece que você fez ela de forma digital e não sei se caberia no papel direcionado à escrita da redação na prova. Óbvio que não posso ter certeza, mas caso realmente tenha sido isso, fica aí o alerta.
Parabéns por mais uma escrita exemplar e, agora, pelos 900+ alcançados. É um grande objetivo que você conseguiu alcançar aqui. Seus desvios nessa escrita foram bem pontuais e creio que facilmente serão superados.
Espero que meu feedback tenha sido importante para você e seu aprendizado! Pode ficar à vontade para me marcar em futuras redações que eu tentarei ajudar em todas! Segue firme na prática, você está no caminho certo. Sucesso nos seus estudos! Deus abençoe! Como sempre, é importante saber seu feedback do feedback, então estou no aguardo da sua opinião sobre meu trabalho e, se necessário, das suas dúvidas!!!
D1- o que mais me deixou assim meio incomodada entre aspas seria esse tópico frasal teu... que você só jogou, sabe? Cadê a sua opinião ali? Cadê o seu ponto de vista ali que vc vai abordar?
Ao decorrer ali do primeiro parágrafo, você faz ali conexões, mas poderia ser mais objetivo... não rodear tanto mas tá ok o parágrafo.
Ah sobre o segundo desenvolvimento. O mesmo ponto do tópico frasal sabe? eu faria de forma diferente. Colocaria uma coisa assim mais detalhadinha... não só jogaria.
Então ao decorrer do parágrafo tu relaciona muito bem essa questão com o tema e o argumento.
E por fim na tua conclusão, eu sinto que quando tu coloca o agente governo... na minha visão e no meu breve conhecimento...seria melhor colocar especificando qual o agente que seria sabe? porque governo em si, abrange em inúmeras áreas que pode ser abordado aí no tema para solucionar ele entendesse? Então eu deixaria muito específico ...e você faz duas propostas, né para os dois problemas e não tá completa.
E por fim, essa foi as minhas opiniões sobre tua redação, tem muitas coisas que você pode melhorar e aos pouquinhos, você vai chegando lá sabe? e me desculpe kkk eu vi que você me marcou em várias redações suas e aos pouquinhos, eu vou corrigindo e entendendo melhor a tua escrita. Então, sempre quiser você pode me marcar aqui e quando der eu corrijo tá? e acredito que eu vou ficar mais presente nessa plataforma aqui para ajudar, tá bom? Obrigada, fica com Deus. Tenha um bom dia.
lais458 escreveu:Então começando falando sobre a introdução, né? Essa transição que você faz de relacionar o repertório com o tema eu achei que ficou... ok, mas muito superficial sabe? Você poderia detalhar um pouco mais e relacionando com a tese. (você poderia tentar trabalhar um pouco mais e tentar deixar um pouco mais é detalhado, sabe? )1.certo! repertório mais detalhado em relação da tese!
D1- o que mais me deixou assim meio incomodada entre aspas seria esse tópico frasal teu... que você só jogou, sabe? Cadê a sua opinião ali? Cadê o seu ponto de vista ali que vc vai abordar?
Ao decorrer ali do primeiro parágrafo, você faz ali conexões, mas poderia ser mais objetivo... não rodear tanto mas tá ok o parágrafo.
Ah sobre o segundo desenvolvimento. O mesmo ponto do tópico frasal sabe? eu faria de forma diferente. Colocaria uma coisa assim mais detalhadinha... não só jogaria.
Então ao decorrer do parágrafo tu relaciona muito bem essa questão com o tema e o argumento.
E por fim na tua conclusão, eu sinto que quando tu coloca o agente governo... na minha visão e no meu breve conhecimento...seria melhor colocar especificando qual o agente que seria sabe? porque governo em si, abrange em inúmeras áreas que pode ser abordado aí no tema para solucionar ele entendesse? Então eu deixaria muito específico ...e você faz duas propostas, né para os dois problemas e não tá completa.
E por fim, essa foi as minhas opiniões sobre tua redação, tem muitas coisas que você pode melhorar e aos pouquinhos, você vai chegando lá sabe? e me desculpe kkk eu vi que você me marcou em várias redações suas e aos pouquinhos, eu vou corrigindo e entendendo melhor a tua escrita. Então, sempre quiser você pode me marcar aqui e quando der eu corrijo tá? e acredito que eu vou ficar mais presente nessa plataforma aqui para ajudar, tá bom? Obrigada, fica com Deus. Tenha um bom dia.
2.meu tópico frasal deve tbm ter relação com a tese? seria tipo assim: TESE (que acabei de inventar) : ''Atualmente, muitos indivíduos, assim como chico bento, utilizam meios menos eficientes ou até precários para se locomoverem, evidenciando o problema da mobilidade urbana no Brasil.''
TÓPICO FRASAL (D1):'' A omissão estatal tem forte influência na manutenção da mobilidade precária aos indivíduos.''
assim está correto?
3. ser mais objetivo, realmente, eu era mais, porém tô com um pouco de dificuldade para voltar as minhas eras. Será que essa falta de objetividade tem haver com coesão e coerência tbm? cê acha?
4. que tal um tópico assim: ''Outrossim, a desigualdade social é evidenciada com os problemas sofridos, majoritariamente, pelos indivíduos de baixa renda''
5. especificar o agente do governo
6. uma dúvida, fazer duas propostas completas é algo obrigatório? se eu n me engano eu tinha ouvido falar que só precisaria de uma completa... não sei... isso me faz perder pontos?
muito obrigada pela correção detalhada! tá tudo bem, pra mim o que importa é corrigir não importa quanto demore, eu espero, sou insistente
Oii boa tarde dando continuidade as suas dúvidas aqui, então sobre essa questão do tópico frasal que você ficou em dúvida, né na sua tese. Vai ter dois argumentos certo? desenvolvimento 1 e desenvolvimento 2... você vai falar sobre os problemas aí que você pensou sobre o caso do problema social. Basicamente você vai AFIRMAR o que você vai falar no desenvolvimento 1 e 2 - o problema dele... do argumentos que você escolheu para aquilo ali, entendeu?( vc fala que ele é um problema ali para aquela parte de indivíduos e precisa ser solucionado). Sobre pergunta aí sobre esse tópico frasal, Tá ok sim, mas eu acho ele muito curtinho poderia aprimorar mais um pouco para ficar mais ok... seria suficiente até a metade ou comecinho da segunda linha ali da contagem das linhas ali que você separou do desenvolvimento. E sobre essa questão da coesão e coerência, eu acho que sim, pode perder ponto - Deixar claro seus pensamentos em algo mais detalhado para não perder ponto. E pra finalizar, sobre as propostas... eu também já ouvi que não era obrigatório essas duas propostas, mas assim. Para garantir seria importante, deixar elas completinhas para o corretor não tirar ponto porque vai muito cada um para cada um sabe? então para garantir seria importante sim para você não perder essa ponto nessa competência. E por fim, muito obrigada por esperar. Desculpa a demora de sempre, mas qualquer coisa a gente troca número e no WhatsApp, é mais fácil de responder por lá, tá bom? Então eu conseguiria ajudar melhor, mas é o que temos kkk. Abraço, espero seu retorno.